Direito do UniFOA realiza simpósio sobre Direitos Humanos

Direito

O curso de Direito do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA – organizou uma palestra e mesa redonda sobre pós-graduação e as perspectivas dos Direitos Humanos, ações fazem parte do VIII Simpósio em Direito. O objetivo foi estimular o pensamento crítico dos estudantes. O evento ocorreu no Auditório William Monachesi, localizado no Campus Olezio Galotti, em Três Poços, na última quarta-feira (11).

O Centro Universitário recebeu os palestrantes Rodrigo Almeida, especialista nacional e internacional na área de Sistemas de Informação, Inovação e Negócios, Evaldo José Palatinsky, voluntário do Fraternidade sem Fronteiras, grupo humanitário que atua em algumas das regiões mais pobres do planeta, e a também voluntária Letícia Hallack, doutora em Biofísica pela UFRJ. Além deles, o evento também contou com a presença de Jordan Bujiriri, refugiado da África que atualmente mora no Brasil. Jordan relatou uma experiência realista sobre a vida daqueles que estão em zona de guerra, por meio de suas vivências no Malawi. O evento também contou com Clara Medina, intérprete que possibilitou a interação com os convidados.

A mesa redonda abordou sobre os Direitos Humanos e Internacionais diante da realidade enfrentada pelo Fraternidade sem Fronteiras (FSF). A organização tem se destacado pelo seu trabalho em oito países, ao realizar iniciativas que garantem o acesso das populações em situação precária à educação e cultura, como a criação de escolas e atividades de piscicultura.

Leia também:  I Congresso de Ciências e Saberes Multidisciplinares, que acontece em outubro, está com inscrições abertas

O debate foi mediado pelo Dr. Luiz Cláudio Gonçalves Júnior, professor de Direito do UniFOA, que recebeu Jordan e os outros 3 convidados para palestrarem sobre o FSF. Eles compartilharam suas vivências e realizações em regiões de guerra, como no Malawi, país localizado na África Oriental que, além dos conflitos locais, tem sofrido por causa da guerra envolvendo Rússia e Ucrânia, por conta do aumento no preço dos combustíveis e alimentos.

Jordan Bujiri disse que a educação promovida pelo Fraternidade sem Fronteiras é fundamental nessas localidades, pois muda completamente a situação de guerra vivida por essas populações: “O mais importante que disse para os estudantes presentes aqui hoje foi sobre a educação transformar vidas. Eu acredito que a educação é sim uma maneira de mudar a situação de guerra vivida por esses povos de diversos países africanos. Eles, estudantes, precisam focar em seus estudos, pois podem ter uma perspectiva de futuro excelente caso sejam dedicados”, completou.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas