Direitos LGBTQIA+: UniFOA sedia ação social do Nudiversis

Direitos LGBTQIA+

No último sábado (03), o UniFOA participou de um primeiro passo muito importante na vida de pessoas da comunidade LGBTQIA+. Inédita em Volta Redonda, uma ação social do Nudiversis (Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos e Diversidade Sexual da Defensoria) abriu as portas para a garantia de direitos de maneira mais ágil.

A iniciativa aconteceu no Escritório da Cidadania, no Campus Aterrado, onde a requalificação civil (retificação de nome e gênero) de pessoas transgênero foi o principal serviço procurado. Nessa oportunidade, a coordenadora do Nudiversis, Mirela Assad, realizou a triagem dos cadastros, junto à equipe da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro.

Graças a esse atendimento, no dia 28 de junho as pessoas cadastradas irão à capital fluminense, onde terão a elaboração dos processos pela DPGE, atendimento na Fiocruz para sentença judicial imediata e registro cartorário.

IMG 5480 1@0.33x

Estudantes dos cursos de Direito, Enfermagem e Nutrição do Centro Universitário de Volta Redonda também participaram da ação, com atendimento ao público – uma oportunidade de inserir, desde a graduação, a pauta da diversidade na atuação profissional, como evidencia o responsável pelo Escritório da Cidadania, Dario Aragão.

“A parceria do UniFOA com a com Defensoria Pública acontece desde 2008, de forma ativa em prol da garantia de direitos das minorias. Além de ser uma ação social, é um diferencial importantíssimo para nosso aluno, que a partir dessas iniciativas tem uma formação já com outro olhar, preparado para atuar no mercado de trabalho de forma inclusiva”, ressaltou.

Leia também:  Nova metodologia do curso de Medicina, MedTech é tema de entrevista no Fato Popular

Formação de multiplicadores

IMG 5407 1@0.33x 1

Essa foi a 4ª edição dessa ação social do Nudiversis, no entanto foi a primeira vez que aconteceu no interior do estado. Segundo a coordenadora, além dos atendimentos, esse momento também foi de suma importância para formação de multiplicadores. Essa parceria conjunta dos órgãos TJRJ; MPE; DPGE; Anoreg e Fiocruz,

“Poder contar com o UniFOA nessa ação é um caminho muito importante para que os atendimentos do Nudiversis sejam cada vez mais conhecidos, as ações que podemos entrar, as orientações jurídicas, e para que cada vez mais pessoas possam ter seus direitos garantidos”, destacou Mirela Assad.

IMG 5439 1@0.33x

A OAB de Barra Mansa também prestigiou a ação e se colocou à disposição para apoiar em futuros eventos e atuar em conjunto. “Nossa casa (OAB) também está aberta para receber pessoas que precisarem desse primeiro atendimento”, garantiu a presidente da Comissão LGBTQIA+, Elen Monteiro, acompanhada de Iohana Araújo, membro da mesma. Elen contou, inclusive, que teve amigue com gênero não-binarie incluído na identificação, graça a uma ação do Nudiversis.

Atendimentos do Nudiversis

O Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos e Diversidade Sexual da Defensoria atua com atendimentos de orientação, encaminhamentos jurídicos; elaboração de alvarás e/ou reconhecimento de dupla maternidade; requalificação de pessoas trans; ofícios de gratuidade: como casamento e união estável.

E mesmo quem não foi à ação social realizada no UniFOA, poderá conquistar os direitos. “Podem procurar as defensorias públicas dos seus locais de domicílio para fazer uma ponte com o Nudiversis. Estamos no Centro do Rio, mas em todas as comarcas do estado há Defensoria Pública, que pode ser esse canal de entrada para fazer essa ponte com a gente”, afirmou a coordenadora.