Diretório Acadêmico de Medicina promove ações sociais

Por Jeniffer Marcato

O Diretório Acadêmico Paulo Mendes (DAPAM), do curso de Medicina do UniFOA, criou o Projeto Voluntário, que realizou quatro atividades sociais durante o primeiro semestre de 2021. O objetivo das ações é propiciar a população da região Sul-Fluminense um apoio socioeducativo, principalmente, em meio à crise da pandemia de covid-19.

O projeto é realizado pela área social do diretório, conduzido pela diretora Lanúzia Moura, do 6º período; Júlia Vieitas, 7º período, vice-presidente; Maria Fernanda Dornellas, aluna do 6º período e diretora de Marketing do DAPAM. Ao todo, foram quatro ações realizadas nos últimos meses pelo Diretório: Páscoa Solidária; Doação de Sangue e Medula Óssea; Lar dos Velhinhos de Volta Redonda e a Arrecadação de alimentos não perecíveis.

Foto Med 1 20210630170406

A diretora do projeto, Lanúzia Moura, explica que as ações impactaram na construção individual e coletiva dos futuros médicos. “Os alunos irão desenvolver durante a formação acadêmica atitudes solidárias, fortalecendo os vínculos humanísticos e integrativos. Estamos auxiliando na promoção dos direitos básicos e assistenciais para as populações desamparadas ou afetadas por crises humanitárias e socioeconômicas da nossa região”, disse a diretora do projeto.

Foto Med 3 20210630170406

Segundo o orientador Rodrigo Freitas, essas ações contam com o apoio institucional do UniFOA por meio da Pró-Reitoria de Extensão (ProExt). Além disso, realizar o bem para a comunidade é um importante laboratório de aprendizagem para os estudantes. “É possível adquirirem competências ligadas à gestão de projetos e cuidados com as pessoas, contribuindo para a formação dos futuros médicos”, pontuou Rodrigo.

Leia também:  Medicina do UniFOA é 1ª colocada, entre as faculdades privadas do estado do Rio, em lista da Quero Educação

O coordenador do Curso de Medicina, Igor Dutra, destaca o engajamento dos estudantes frente às ações. “Estas ações são extremamente importantes, pois contribuem para toda uma comunidade externa, visto que são iniciativas estudantis com demonstração de capacidade de liderança, trabalho em equipe e responsabilidade social. Sendo assim, contribuindo para o crescimento próprio dos indivíduos”, conclui o coordenador.