Documentário em homenagem ao Clube Palmares abre Semana da Consciência Negra em Volta Redonda

Iniciado em março deste ano com o objetivo de homenagear aqueles que foram pioneiros no movimento negro em Volta Redonda, em razão da exclusão que sofriam na época o UniFOA, em parceria com a Secretaria de Cultura da cidade, abre a Semana da Consciência Negra com o lançamento do documentário “Palmares, da Palha ao Concreto: uma História de Resistência”,  produção realizada por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Instituição.

Ainda com medidas restritivas devido à pandemia da Covid-19, a exibição do curta-metragem acontecerá às 18 horas desta quinta-feira, dia 18, na sede do Clube Palmares, localizada na Avenida Roma, no bairro Jardim Europa.

Fundado em 1965, o Clube surgiu na pretensão de não ser apenas um espaço de lazer, mas de liberdade e integração social do cidadão afrodescendente, já que na época as pessoas negras haviam sido proibidas de entrar nos “clubes de brancos”.

Clube Palmares 3

A professora do UniFOA, responsável pelo desenvolvimento do documentário, Clarisse Netto, que também atua na secretaria de Cultura, comentou que a experiência de realizar o projeto foi gratificante. “Tive o privilégio de poder realizar um trabalho de tamanha importância pelos meus dois empregos e de proporcionar essa experiência única aos meus alunos, além de ser uma honra entregar esse documentário ao Clube Palmares, que representa tanto não só a nossa cidade, mas ao nosso país em relação ao movimento negro”, declarou.