Dois professores são contemplados no Programa de Bolsas do Santander Metodologias Ativas – Edição 2021

Resultado da parceria entre o UniFOA e o Banco Santander, os professores Sérgio Roberto Montoro e Rafael Teixeira dos Santos contemplados no Programa de Bolsas Metodologias Ativas, têm agora mais um caminho para novos conhecimentos. O programa disponibilizou para os professores, coordenadores e gestores cursos de capacitação em Metodologias Ativas oferecidos pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), na modalidade de Ensino a Distância e os dois poderão realizar os cursos.

As bolsas englobam cinco cursos em Problem Based-Learning, Peer Instruction e Flipped (PBL). Nestes métodos, os estudantes são instigados a participar das aulas e atividades, ou seja, não ficam como meros ouvintes do professor que escreve na lousa ou exibe slides. Também chamado de aprendizagem ativa, esse modelo propõe que os conteúdos sejam vivenciados, partindo da premissa de que o estudante é o protagonista do processo de construção do saber e o professor, o mediador. Nesta interação, os conceitos são compartilhados e o aluno ganha autonomia, o que favorece o pensamento crítico e a autonomia em tomada de decisões e resolução de problemas. Além disso, o uso de tecnologias, que fazem parte do universo dessa geração de estudantes, é muito bem-vindo nessa forma de ensino-aprendizagem.

Adriana Marins

Núcleo de Comunicação | Jornalista