Egresso de Medicina conquista vaga de residência no IEC 

Disputado por médicos de todo o país e também do mundo, o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC) recebe apenas três profissionais da medicina para residência por ano e para tanto é preciso enfrentar uma prova realizada pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, órgão que coordena suas vagas.  

Gabriel Mendes dos Santos, médico formado em 2021 pelo UniFOA, é um deles. Nascido em Volta Redonda, é o primeiro da Instituição a conquistar uma vaga. Das três disponíveis, Gabriel faturou o segundo lugar. A conquista veio com esforço e dedicação: “Entrei na faculdade almejando uma área cirúrgica dentro da Medicina. A gente tem contato com a neuroanatomia na faculdade desde o primeiro período e isso fez com que a neurocirurgia fosse uma das minhas opções. Mas foi no internato, quando rodamos no Hospital São João Batista, que tive mais contato com pacientes que precisavam de parecer da neurocirurgia; foi quando realmente me decidi”. Gabriel deverá cumprir cinco anos de residência.  

O professor do UniFOA e neurocirurgião Júlio Meyer compõe o corpo de Direção do Instituto, como Diretor Técnico e não escondeu a alegria em receber o egresso em sua sala no IEC: “Gabriel é de Volta Redonda, nosso egresso e o primeiro do UniFOA a conquistar uma vaga de residência médica conosco. Estamos todos muito orgulhosos por sua conquista”, finalizou.  Há 23 anos, o médico é professor do UniFOA, participante Institucional, membro do Conselho Curador da Fundação Oswaldo Aranha (FOA) e membro da Comissão Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação (MEC). 

Leia também:  Prorrogada a transferência externa para o Curso de Medicina 2024

Medicina

O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC)

Instituído há oito anos e há três oferecendo vagas para residência médica em neurocirurgia, o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Rio de Janeiro, já é uma referência nacional por sua expertise em cirurgia cerebral de alta complexidade. Unidade referenciada, recebe os pacientes encaminhados pelo posto de saúde ou clínica da família de seu município, via Central Estadual de Regulação, que requerem atenção neurológica e neurocirúrgica de alta complexidade, para demanda de internação, ambulatório e tratamento de epilepsia. 

 

Adriana Marins | Jornalista

Núcleo de Comunicação | Jornalismo UniFOA

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas