Em parceria com o UniFOA, Nudiversis atende demandas da comunidade LGBTQIA+ neste sábado, dia 04

Nudiversis

Nudiversis

Em parceria com o UniFOA, o Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos e Diversidade Sexual da Defensoria (Nudiversis) promoverá neste sábado, dia 04, uma ação gratuita para atender demandas da comunidade LGBTQIA+, no Escritório da Cidadania, no campus Aterrado, das 9h às 15 horas.

Essa é a 4ª edição dessa ação social, pela Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. No entanto, é uma realização inédita em Volta Redonda e também a primeira vez que conta com apoio de um centro universitário.

Essa oportunidade será uma triagem de cadastros, em que serão realizados atendimentos jurídicos para promover a primeira intervenção dedicada a grupos minoritários de gênero na cidade. Com o objetivo de promover a cidadania, por meio de um atendimento humano e colocando a diversidade na pauta da prática profissional dos alunos do UniFOA, que também participarão.

“Essa ação é muito importante porque é inédita no interior do estado. É a primeira vez que um centro universitário participa em parceria com o Nudiversis. E ela tem muita importância, pois irá fazer o atendimento jurídico específico para a comunidade LGBTQIA+”, ressalta o responsável pelo Escritório da Cidadania, Dario Aragão.

Tipos de atendimento

Serão realizados atendimentos de orientação, encaminhamentos jurídicos; elaboração de alvarás e/ou reconhecimento de dupla maternidade; requalificação de pessoas trans; ofícios de gratuidade: como casamento e união estável. Além da elaboração dos processos pela DPGE, atendimento na Fiocruz para sentença judicial imediata e registro cartorário em data a ser agendada pela Nudiversis. Os interessados podem fazer inscrições pelo WhatsApp (21) 96551-3809.

Leia também:  UniFOA LXP: nova plataforma entrega mais versatilidade e praticidade aos estudantes

Responsável pelo Escritório da Cidadania, Dario Aragão destaca que “essa é uma contribuição de todos os órgãos, em conjunto, no sentido de dar o direito a quem luta por sua identificação, identidade de gênero e outros direitos. Então, existe uma série de peças jurídicas contempladas especificamente para essa comunidade”. As ações contam parceria do TJRJ, MPE; DPGE; Anoreg e Fiocruz.

Garantia de direitos

Dario frisa ainda a eficiência dessa iniciativa, que é coordenada pela defensora pública Mirela Assad, que já tem histórico de quebrar tabus e fazer história no mundo jurídico. Uma vez que foi a primeira operadora do Direito, através da defensoria, a ganhar uma ação para criar a opção não-binarie nos cartórios de registro civil, e dar esse título a mais de 50 pessoas no estado.

A coordenadora do Nudiversis reforça a importância das ações: “É muito importante o Nudiversis se fazer presente no interior do estado. As pessoas LGBTQIAP+ precisam saber que existe um órgão para defender seus direitos e que alcança todo o estado. Este evento será uma oportunidade para apresentarmos nossas práticas para a comunidade do Sul Fluminense e também para possibilitarmos uma troca com o meio acadêmico do UniFOA”, destaca Mirela Assad.

Serviço

4ª edição da ação social do Nudiversis (Núcleo de Defesa dos Direitos Homoafetivos e Diversidade Sexual da Defensoria)

Data: Sábado (04/06)

Leia também:  Estude mais com menos: financiamento para graduação é ótima oportunidade estudantil

Horário: 9h às 15h

Local: UniFOA – Campus Aterrado (Avenida Lucas Evangelista, nº 862)

WhatsApp: (21) 96551-3809

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas