Avanços e Desafios no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

Live sobre Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

O Centro Acadêmico do Curso de Serviço Social promoveu uma live “Avanços e Desafios no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher”, que foi transmitida através do Microsoft Teams, mas também transmitida no curso para os estudantes que optaram por se reunir presencialmente e debater de forma coletiva o assunto.

O assunto foi abordado pela Profa. Dra. Ludmila Fontenele Cavalcanti, Assistente Social, profa. da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão de Prevenção da Violência Sexual.

Para Ludmila a “organização do evento indica a importância que o tema da violência de gênero vem assumindo no campo das políticas públicas em que estudantes e futuros profissionais tem se inserido através da pesquisa, extensão, bem como no ensino da prática nos campos de estágio. Agradeço o momento de trocas e reflexões com os estudantes de graduação, exercitando o intercâmbio entre Universidades comprometidas com um projeto pedagógico de qualidade”, disse.

Conforme dados trazidos pela palestrante, no ano de 2020 a Central de Atendimento à Mulher – 180, recebeu um chamado de violência doméstica por minuto, trazendo a importância da prevenção através de campanhas de conscientização.

Live sobre Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

Construção interdisciplinar

Além dos alunos do curso de Serviço Social, a live ainda contou com a participação de estudantes do Curso de Direito,  o que viabilizou uma valiosa construção interdisciplinar referente ao tema.

Leia também:  Estudante do UniFOA participa da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

“Foi um prazer enorme receber a Profa. Ludmila nesse espaço para debater os avanços e os desafios no campo da violência contra a mulher, em alusão ao dia 8 de Março, que simboliza a luta histórica das mulheres contra o machismo e a violência, dialogando com o fazer do Assistente Social e seus amplos espaços de atuação na defesa e garantia dos direitos da mulher. Esperamos por mais momentos como esse”, disse Yuri Candido, presidente do Centro Acadêmico e estudante de Serviço Social do 3P.