Entenda o que é Economia Compartilhada

A economia compartilhada, também conhecida como economia de compartilhamento ou economia colaborativa, é um modelo econômico em que as pessoas compartilham recursos, como bens, serviços e habilidades, diretamente entre si.

Em vez de possuir um item ou contratar um serviço permanentemente, as pessoas podem acessá-los conforme a necessidade, geralmente pagando apenas pelo uso específico, muitas vezes facilitadas por plataformas digitais que serão responsáveis por conectar pessoas que querem oferecer algo, com pessoas que precisam daquilo que está sendo oferecido.

Descubra o poder da economia compartilhada. Economize, compartilhe e participe de um estilo de vida sustentável. Conheça a economia compartilhada e veja a diferença!

A economia compartilhada oferece diversos benefícios, tanto para os consumidores quanto para a sociedade em geral:

Quais seus benefícios?

Ela permite que pessoas usufruam de bens ou serviços, por um período pré-determinado, facilitando o acesso à bens e serviços e maximizando a eficiência dos recursos, como:

  • Economia de custos: Os consumidores muitas vezes podem economizar dinheiro ao utilizar serviços de economia compartilhada em comparação com opções tradicionais, especialmente se não precisam do serviço com frequência.
  • Acesso a recursos: Ela permite que as pessoas acessem recursos e bens que, de outra forma, poderiam ser caros ou inacessíveis, como carros, casas de férias ou equipamentos especializados.
  • Uso eficiente de recursos: Ao compartilhar recursos, como carros ou casas, há um uso mais eficiente dos mesmos, o que pode levar a uma redução no desperdício.
  • Renda adicional: Para aqueles que unem seus bens próprios ou oferecem serviços, a economia compartilhada pode criar oportunidades de renda adicional.
  • Inovação e empreendedorismo: As plataformas de economia compartilhadas frequentemente estimulam a inovação e o empreendedorismo, permitindo que as pessoas criem novos serviços e modelos de negócios.
  • Redução do impacto ambiental: O compartilhamento de carros e outras formas de transporte pode reduzir o número de veículos.
Leia também:  8 dicas para ingressar no mercado de trabalho com mais facilidade

 

Efeitos na economia

O resultado econômico direto da economia compartilhada é positivo. Ela amplia o acesso a serviços e reduz o desperdício de recursos e ainda permite um menor gasto financeiro e menor gasto de recursos naturais, minimizando o desperdício e colaborando com a sustentabilidade.

Colaboração

Acontece quando um grupo de pessoas trabalha a fim de alcançar um objetivo comum. Cada pessoa se compromete a colaborar atuando na área em tiver maior aptidão rumo à conclusão desse objetivo. É a conexão de pessoas e seus conhecimentos e esforços em busca de um objetivo comum.

 

Economia Tradicional x Economia Compartilhada

A economia tradicional foca na aquisição de bens e serviços a partir da troca monetária tradicional, o indivíduo precisa necessariamente possuir daquilo para usufruir de seus benefícios.

Já a economia compartilhada seria um modelo econômico onde os recursos são compartilhados em partes diferentes para mútuo benefício. Permitindo que pessoas partilhar bens e serviços com outras pessoas facilitadas por meio de aplicativos ou plataformas digitais, onde um indivíduo pode usufruir de acordo com as suas necessidades.

 

Quer saber mais curiosidades? Fique por dentro de todas as informações em nosso site! Acesse Blog UniFOA.

 

economia compartilhada

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas