Estudante de Enfermagem realiza orientações sobre a vacina da Covid-19 em Libras

No 10º período do curso de Enfermagem, a estudante Nathália Câmara foi destaque nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Volta Redonda auxiliando na aplicação de vacina contra à Covid-19, por meio do sistema Drive-Thru, realizado na Ilha São João. A estudante realizou orientações sobre o ciclo vacinal para um casal com deficiência auditiva, na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Nathalia Camara

Participante da Liga Acadêmica de Enfermagem em Emergência do UniFOA (LAEEM), Nathália Câmara sempre teve o sonho de aprender Libras para se comunicar melhor com os futuros pacientes deficientes auditivos. A estudante participou de um curso básico em 2019, ministrado externamente pela professora de Libras do UniFOA, Andréa Almeida, porém, com a pandemia não foi possível dar continuidade ao nível avançado do curso, mas as aulas seguem de modo remoto.

De acordo com a estudante, sua abordagem só foi eficaz devido ao desejo em aprender libras. “O interesse na comunicação com a comunidade surda foi fundamental para o desenvolvimento da explicação do ciclo vacinal. Sem o atendimento especializado, o casal não teria as orientações pós vacina”, disse Nathália.

A Coordenadora do curso de Enfermagem, Lucrécia Loureiro, revelou a importância da inclusão social na faculdade. “O processo de capacitação dos acadêmicos em conhecer e dominar a linguagem em libras proporciona o diálogo com qualquer indivíduo. Estudar libras possibilita ao futuro profissional uma formação mais humanizada”, concluiu Lucrécia.