Estudantes de Ciências Biológicas visitam Fiocruz

No fim de outubro, estudantes de bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA visitaram a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro. Nessa ida à instituição que é referência em pesquisa no Brasil, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer as principais instalações da Fiocruz, como o Museu da Vida e o Castelo Mourisco – estrutura centenária que conta com um centro de pesquisa médica aberto para o público, onde os visitantes podem conhecer a história da fundação e da ciência brasileira.

Esse momento foi um marco importante para a formação superior dos estudantes. De acordo com Paulo Amoretty, professor do curso e guia dos alunos na visita, fomentar esse interesse pela pesquisa, descoberta e ampliação do mundo acadêmico é fundamental para motivar e otimizar o aprendizado.

“O Brasil tem, sim, recursos para que essas pesquisas possam ser feitas. Foi importante, além de chamar a atenção dos estudantes para esse mundo, como também mostrar que nosso país também faz parte dele. Pois desenvolvemos vacinas, pesquisas sobre medicamentos. É essencial para que nossos alunos entendam e conheçam esse tipo de espaço”, destacou.

Para Lilian Alves, estudante de licenciatura em Ciências Biológicas, disse que a oportunidade contribuiu para o aprendizado e ampliar o campo de visão científica.

“Foi a primeira vez que fui ao local e foi muito lindo, toda a estrutura, os centros de pesquisas, foi bem inspirador com todo peso histórico, desde a história do próprio local, a criação da vacina e até a visita da Albert Einstein. Foi realmente uma grande oportunidade que o UniFOA pode proporcionar de nos levar a um local tão importante no ramo da ciência do país”, completou.

Leia também:  Santander divulga edital de R$ 20 mil em bolsas para apoio a estudantes do UniFOA

A iniciativa mostra o compromisso do Centro Universitário em promover a educação de ensino superior de forma dinâmica além da sala de aula, por meios de experiências que facilitam a compreensão de tópicos importantes para determinada área.