Estudantes do MEMAT realizam 1ª aula do curso no UniFOA

memat

Na manhã do último sábado (23), os mestrandos ingressantes do Mestrado Profissional em Materiais (Memat) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), tiveram sua aula inaugural. A atividade, realizada de maneira remota, via Microsoft Teams, devido às condições climáticas que assolaram a região Sudeste no último final de semana, abordou os principais conteúdos que serão debatidos durante o curso, além da metodologia de ensino aplicada ao longo dos projetos a serem executados pelos discentes.

O primeiro encontro serviu para recepcionar os novos estudantes ao programa, como forma de apresentá-los às regras e programação das atividades. O intuito é, basicamente, orientar os alunos sobre as linhas de pesquisa a serem exploradas durante as aulas, a partir de um resumo geral do mestrado. Ao longo do encontro, mediado pelo coordenador do Memat, Roberto Magnago, os alunos conheceram as disciplinas, a estrutura que terão acesso no Centro Universitário e os professores do curso.

O contato inicial dos estudantes foi realizado com bastante cautela, pois todos os discentes estão em um período de transição da graduação para o programa de Mestrado, por isso ainda precisam passar por uma adaptação para estarem completamente acostumados com a metodologia de ensino feita anteriormente e uma é bem diferente de outra. Os alunos já sabem as datas e as disciplinas que irão estudar, sendo que no sábado terão duas disciplinas de manhã e duas de tarde, todas presenciais.

Leia também:  GRATUITO: UniFOA oferece aulas para curso Pré-ENEM de VR

“Por ser muito diferente da graduação, na sexta à noite são três eventos: Metodologia da Pesquisa Científica, que é feita de maneira remota; Ciência da Língua Inglesa, que terá uma semana de oficina de conteúdo e uma semana de prova, além da disciplina de Seminários, que  é uma aula no início e outra ao final do curso, para que o aluno possa receber instruções de como vai montar o plano de trabalho e de como será cobrado por esse plano”, explicou o coordenador.

Roberto Magnago esclarece que, na programação do Memat, “a nossas aulas principais são no sábado, de maneira presencial, podendo o aluno desfrutar da nossa estrutura física de laboratórios e aulas em prédios modernos. Na realidade, são poucas as atividades feitas de forma remota, uma vez que os professores utilizam do ensino digital apenas como complemento”, salientou.

O Memat prepara o estudante técnica e cientificamente para a realização de um projeto, alinhando as aplicações tecnológicas com o desenvolvimento de materiais para a formação profissional que irá resolver as demandas de empresas. Diferente do mestrado acadêmico, o mestrado profissional focaliza o estudo e técnicas diretamente voltadas para o desempenho do profissional em sua atuação no mercado de trabalho, para atender as reivindicações de diferentes instituições da sua área:

“Me interessei pelo mestrado do UniFOA por já ser um egresso da instituição. Por isso conhecer a qualidade diferenciada da estrutura, dos professores e a boa reputação do Centro Universitário foi determinante para a minha escola. Espero me potencializar por meio da aquisição de conhecimentos, da mentoria científica para que eu possa me diferenciar no mercado de trabalho, me permitindo gerar conhecimento no âmbito da academia e das empresas”, afirmou Bruno Silva, estudante do Memat, acerca das expectativas da sua nova jornada acadêmica dentro do UniFOA.

Leia também:  Presidente da FOA recebe agradecimento do Rotary em evento

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas