Estudantes e docentes do curso de Odontologia participam de oficina para melhorar postura 

oficina

As tardes das quartas-feiras são aguardadas com empolgação por estudantes e professores que trabalham na Clínica Odontológica do curso de Odontologia do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), no campus Olezio Galotti, em Três Poços, quando a fisioterapeuta e professora Fausta Rodrigues, ministra a Oficina da Corporeidade na Odontologia, com atividades de exercícios específicos para a postura e articulações, além de alongamentos que trazem alívio aos participantes.  

A Clínica Odontológica funciona de segunda a sexta, com atendimento a pacientes da comunidade externa e interna (alunos, professores e funcionários), reúne alunos e professores durante o aprendizado presencial. O trabalho ininterrupto desses profissionais e discentes, da mesma forma como acontece em um consultório odontológico, contribui com o sedentarismo e ficar parado é um problema para as articulações. 

“Trabalhamos sempre com o enfoque preventivo. Os alunos acabam escutando dos professores sobre os problemas que têm na coluna, que sofre com o desgaste do tempo e da posição que o profissional é obrigado a ficar, durante o tratamento. Os professores começaram a aderir as atividades propostas e isso animou os alunos. Atualmente, são 12 alunos e três professores que participam da oficina”, afirmou Fausta, animada. 

A coordenadora do curso, Rosiléa Hartung Habibe, é uma entusiasta do projeto, que traduziu como sendo “um carinho que o UniFOA tem com os alunos e colaboradores, pois desde que as atividades passaram a ser feitas no nosso espaço de trabalho, a adesão aumentou muito. Tanto os alunos quanto os professores já estavam ansiosos para que o projeto retornasse este semestre”, contou.  

Leia também:  Dia Mundial do Câncer: a importância da conscientização e da prevenção  

  

Oficina ajuda com exercícios para postura e a articulação 

De acordo com Fausta, é possível observar se algum dos participantes apresenta uma disfunção postural e o trabalho preventivo vai resultar em uma conscientização do próprio corpo, através da percepção do movimento e de exercícios que auxiliam a correção e posterior alívio de possíveis dores.  

“Levo para a oficina uma peça do esqueleto humano, onde destaco o fêmur e a articulação do quadril, justamente para mostrar que precisamos de movimento para mantê-la ativa e com lubrificação. É necessário que tenham consciência e se exercitem sempre, para evitar problemas mais tarde, assim como todos os profissionais que trabalham muito tempo sentados”, alertou.  

Falando em nome dos estudantes do 9º período que estavam participando da oficina, Nicolas Braga salientou: “a oficina significa para nós, alunos, um cuidado que os profissionais do UniFOA têm com a gente, pois penso que a nossa profissão causa impacto na saúde e começar a cuidar dela desde a graduação é importante. Aliás, como tem sido para mim, pois já chego na quarta-feira e falo: gente, que horas vai começar a oficina? Porque tenho sentido a eficácia que esses momentos têm trazido e quero levar essa consciência para o resto da vida, pois dá para sentir a diferença do antes e depois desses exercícios”, declarou. 

Essa opinião é compartilhada pelo professor do curso de Odontologia, Cláudio Luis de Melo Silva:  

Leia também:  Prêmio CREA-RJ 2020/2021: 25 alunos do UniFOA agraciados na 9ª edição recebem certificado no Centro Universitário

“Tem dois semestres que estamos participando dessas oficinas e é muito bom fazer esses alongamentos e exercícios depois da clínica, pois ajudam muito e trazem a sensação de alívio. Penso que para os alunos também é fundamental, pois é um ensinamento que deveriam fazer em toda a vida profissional. E é uma satisfação saber que o UniFOA cuida dos alunos”, enalteceu.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas