Férias: a importância e os benefícios do descanso para a mente

descanso

O cotidiano corrido e estressante é a realidade do mundo contemporâneo, mas que pode se tornar um perigo à saúde caso não houver pausas no ritmo acelerado. Tirar férias ou uns dias de descanso é fundamental para o bom funcionamento do corpo e para a reposição das energias necessárias à preservação da saúde física e mental.

“Precisamos descansar para recuperar a energia que foi consumida durante o trabalho ou estudo”, explicou a psicóloga e coordenadora do Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica – CAIP, do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, Bruna Casiraghi, acrescentando que, apesar de parecer óbvio a necessidade de descansarmos a mente em curto e longo prazo, muitos não o fazem, podendo desenvolver estresse, depressão e prejuízos à memória e ao aprendizado.

Nosso cérebro mantém-se concentrado em uma atividade por 90 minutos, e fazer uma pausa a cada 20 minutos é significativa, pois se esse tempo for ultrapassado, o foco começa a ficar prejudicado. O cérebro humano não aguenta a concentração por períodos longos e é justamente a atenção que fica prejudicada. “Não podemos viver em função do trabalho/estudo e ser efetivo o tempo todo, pois o excesso acaba sendo contraproducente”, disse.

De acordo com Bruna, por isso a necessidade de pausas, para que haja descanso e a recuperação do cérebro. “O ser humano tem que entender que ele funciona melhor nessa perspectiva e se perguntar: será que estou sendo tão produtivo quanto poderia? O cansaço pode causar a falha do raciocínio e é preciso ficar atento aos sinais de fadigas, como a insônia, constantes dores de cabeça e falta de energia”, alertou.

Leia também:  Estudante de Educação Física participa de Mundial de Canoagem Oceânica

“Às vezes o ser humano faz absurdos como vender as férias e, com isso, acaba ‘roubando’ os momentos de recuperação, a curto e a longo prazos. A própria natureza age dessa forma, se recuperando a cada estação e precisamos aprender com ela, não atropelando as fases. Acabamos, muitas vezes, tomando remédios para nos recuperarmos daquilo que o descanso pode oferecer”, completou. Esse período de descanso garantido por lei é indispensável para a construção de um ambiente mais saudável para trabalhar ou estudar.

Existem, ainda, os casos em que a pessoa não se permite repousar nem mesmo nas férias, pois estão preocupadas em produzir sempre, não cedendo ao descanso. No entanto, é preciso valorizar o ócio nesses períodos, pois nos fornece o tempo necessário para esvaziar a mente, possibilitando criar novas ideias e pensamentos que poderão ser investidos nos estudos e na profissão. “Não precisamos ser produtivos o tempo todo”, salientou a coordenadora.

Além dos trabalhadores, o descanso fora da sala de aula é fundamental, pois traz benefícios para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos estudantes, como o convívio familiar; o estreitamento das relações com a entes queridos e amigos e – porque não –, fazer aquela tão sonhada viagem! É nesse sentido que se manifesta a importância das férias escolares.

Há também os casos de pessoas que estudam e trabalham, e que precisam descansar para a recuperação da memória e melhoria das funções executivas cerebrais, como atenção e concentração. No entanto, o descanso pode variar para cada indivíduo, com o viajar, ler um bom livro, passear no shopping. Não importa, contanto que mantenha a atividade cerebral ativa, porém de maneira relaxante e prazerosa.

Leia também:  Conselho Curador da Fundação elege o novo Conselho Diretor para o mandato de março 2022 a março de 2026

Falta de descanso prejudica o sono

Assim como o descanso, o sono é fundamental para o equilíbrio do organismo e mente, sendo uma importante recuperação da energia psíquica e responsável pela retenção da memória em curto e longo prazos.

Um artigo da revista internacional de terapia ocupacional aponta que o sono pode ser também uma interrupção nas atividades físicas e mentais que resultam em um estado relaxado. O problema é quando isso não ocorre e as horas a menos de sono vão se acumulando, resultando na falta do descanso necessário para o nosso corpo e que pode acarretar em uma série de problemas de saúde. Alguns efeitos são rapidamente notados, como o estresse.

Manter afastamento das redes sociais pode ajudar no descanso. Durante um período, navegar pela internet pode até ser uma distração, mas com o passar do tempo acaba prejudicando a recuperação do equilíbrio de corpo e