Estudantes e professores do UniFOA participam como juízes da competição de robótica Fira Rio

DSC8665
Professores e estudantes do UniFOA estavam identificados com as blusas em branco e preto

O final de semana foi marcado por intensas disputas de robótica em Volta Redonda. O tradicional torneio Fira Rio, que reúne alunos de escolas públicas e privadas, foi realizado nos dias 7 e 8 de julho no Shopping Park Sul, e contou com a participação de oitenta equipes de todo o estado. Pela primeira vez, a competição foi sediada na cidade, atraindo mais de 2.500 pessoas nos dois dias de evento.

Um destaque especial foi a participação de estudantes e professores do UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda como juízes da competição. Os alunos do curso de Sistemas de Informação foram: Cayque Siqueira Mantesso, Samuel de Campos Lima, Lucas Ribeiro Goulart, David Azevedo e Uriel Souza Reis Moutinho; de Engenharia Elétrica: Marco Antônio Clélio Oliveira Dias e Caroline dos Reis Rossi Fernandes; Publicidade e Propaganda: Vinícius Gomes Nunes; Direito: Kaike Feijó Ribeiro de Castro; e de Odontologia: Mauro Sérgio Ribeiro de Moraes.

Entre os docentes, estiveram o pró-reitor de Educação a Distância e Tecnologias de Ensino, Rafael Teixeira; o coordenador de Sistemas de Informação, Carlos Eduardo Vieira; coordenadores de cursos da Graduação Digital, Koffi Djima Amouzou e Osni Silva, além das professoras Lana Oliveira, Lara Prado, Mônica Norris e Glauter Januzzi. Juntos, eles representaram a instituição de ensino e contribuíram para o sucesso do evento, em que também atuaram em atividades de suporte, como organização e pesagem.

Leia também:  Novembro Azul traz oportunidade de aumentar atendimentos à saúde masculina 

O Fira Rio é uma etapa estadual do Fira Brasil, e as equipes competiram em quatro modalidades: cliff hanger (uma espécie de sumô entre robôs), cabo de guerra, DRC-Explorer e missão impossível. Os participantes demonstraram habilidades técnicas e estratégicas, projetando e programando seus robôs para enfrentar os desafios propostos.

Além da competição em si, o Fira Rio também teve um importante papel na seleção das equipes que avançarão para a fase nacional, programada para acontecer em novembro, na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Um total de 29 equipes foram classificadas para essa etapa, incluindo alunos de Volta Redonda.

A participação no Fira Brasil proporciona aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades técnicas, criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas, aspectos fundamentais para o mundo contemporâneo. Os organizadores do evento parabenizaram todos os participantes pelo desempenho e dedicação, e destacaram a importância da robótica educacional como uma ferramenta para estimular o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia.

Com a realização da etapa estadual do Fira Rio em Volta Redonda, a cidade se consolida como um polo de incentivo à inovação e à educação tecnológica, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento de talentos e o fortalecimento do ensino na área de robótica. A expectativa agora está voltada para a fase nacional, onde as equipes classificadas buscarão representar o estado do Rio de Janeiro com excelência.

Leia também:  Aniversário FOA/UniFOA

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas