FOA e Prefeitura trabalham em parceria na instalação da Creche Dauro Aragão  

creche

Está em fase final a adesivação da nova Creche Dauro Aragão, que homenageia o saudoso ex-presidente e um dos fundadores da Fundação Oswaldo Aranha – FOA, falecido em 07 de fevereiro de 2021. O espaço voltado para a Educação Infantil funcionará no antigo Campus Universitário João Pessoa Fagundes, do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, no bairro Tangerinal, e passou por adaptações.

O projeto foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Volta Redonda – IPPU, respeitando as normas de acessibilidade exigidas pelo Ministério Público Estadual, e a execução das obras ficou a cargo da FOA. A ideia, inicialmente, foi do engenheiro e secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré.  

De acordo com Sodré, que também responde pela Secretaria Municipal de Educação, essa creche é um projeto pioneiro no Brasil, pois as crianças a partir dos 3 anos já terão aulas de matemática, robótica, além de participar do Centro de Pesquisa em Educação, que funcionará no mesmo prédio e trará benefícios para os estudantes de diversas áreas. 

“A parceria com a FOA foi muito importante para que todo esse projeto se transformasse em realidade. Está de parabéns a equipe da Agência de Comunicação Interna – ACI, que fez a sinalização de todo o prédio que, além de ficar muito bonita, deixou o ambiente acolhedor, alegre e eficiente. A FOA foi fundamental”, enalteceu Sodré.

Leia também:  Alunos da Engenharia Mecânica constroem protótipos bólidos com motor do tipo Stirling

A creche vai oferecer inéditas 400 vagas para Educação Infantil da rede pública municipal – crianças de zero a três anos, que vão ocupar as vagas para berçário (a partir de três meses) e maternais I, II e III, todas em tempo integral. Tudo isso num mesmo local, que ganhou adequações modernas e visual colorido.   

Já estão prontas as obras de adaptação, incluindo a instalação dos elevadores panorâmicos. Os equipamentos de educação começaram a ser instalados e o mobiliário será montado em breve. De acordo com a Prefeitura de Volta Redonda, a previsão é que a creche seja entregue para a comunidade ainda neste mês de fevereiro. 

O prefeito Antônio Francisco Neto agradeceu por mais essa parceria com a FOA:  

“Sempre é prioridade investir na educação, e sabemos como muitas mães precisam trabalhar e não têm com quem deixar seus filhos pequenos. Essa creche será um espaço maravilhoso que vai beneficiar muitas famílias, oferecendo todo o cuidado, acolhimento e educação de qualidade para as crianças. Agradeço ao Eduardo Prado por mais essa parceria com a prefeitura”, frisou o prefeito. 

O presidente Eduardo Prado, explica que a FOA prima pelo bem-estar da sociedade, como guardiã do desenvolvimento progressivo, visando crescer junto com a região, que tem um grande potencial e hoje possui o maior polo automobilístico metal mecânico da América Latina, entre outras indústrias de peso.  

Leia também:  Santander Idiomas - Inglês: ampliando horizontes com educação e novos idiomas

“O interesse da Fundação é transformar as pessoas para o bem e isso se faz através da educação. A chave da liberdade é o conhecimento e a creche está dentro desse projeto, pois o legado que a FOA pretende deixar é abrangente. Por isso, a desapropriação para a prefeitura foi pensando no investimento na educação infantil, lá no início, para chegar ao curso superior tendo estudado em escolas inovadoras desde a base, como é esta creche”, explicou. 

  

A negociação que criou a Creche Dauro Aragão    

“A educação liberta as pessoas, para que se transformem em seres humanos melhores”. Foi com esse pensamento que o presidente da FOA iniciou as negociações, mas o projeto necessitava de mudanças amplas e iniciou-se a conversação sobre uma possível compra, uma vez que o campus estava com baixa atividade, abrigando cursos de pós-graduação, após a pandemia, e trazendo custos altos de manutenção.

A conversa acabou se transformando num projeto para a cidade. A desapropriação amigável foi autorizada pelos Conselhos Curador e Diretor da FOA; da Curadoria de Fundações e do Ministério Público, que é o órgão encarregado de velar pelas atividades realizadas pela FOA. 

“O amor pela cidade de Volta Redonda e pela região Sul Fluminense é o que move a FOA a fazer investimentos. Queremos ser vistos como a instituição que faz benefícios para a sua cidade. Sabemos que através da educação de qualidade, a pessoa pode se empregar mais rápido, se localizar no mercado de forma mais eficiente e pode ter a chave da transformação, conhecimento e liberdade, estudando no UniFOA”, finalizou.   

Leia também:  Pró-reitor acadêmico dá entrevista sobre inscrições para Medicina e outras graduações no Fato Popular

  

Creche foi adaptada e conta com dois elevadores panorâmicos 

A Creche Dauro Aragão fica num terreno de 1.250 m² e tem quase 3 mil m² de área construída na Rua 28, nº 619, no bairro Tangerinal. O edifício tem três pavimentos e o acesso será garantido por rampas, escadas e dois elevadores panorâmicos.  

As 14 salas de aula estão divididas nos três andares. Todos os pisos também contam com banheiros infantis para meninos e meninas, banheiro feminino e masculino para adultos, refeitório e área para banho. No primeiro pavimento ficam o berçário e a área para banho em bebês. 

O local tem toda estrutura necessária para o funcionamento de uma unidade escolar: secretaria; sala dos professores, da direção, da orientação pedagógica e orientação educacional; sala de audiovisual; arquivo; dispensa; recepção; cozinha; além de solário e pátios cobertos e descobertos. 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas