UniFOA firma parceria com cooperativa Folha Verde

Visando contribuir com o meio ambiente e fortalecer ações de responsabilidade social, a instituição, por meio do Escritório da Cidadania realizou a assinatura do convênio por um período de cinco anos com a cooperativa de catadores de resíduos Folha Verde de Volta Redonda. O objetivo da parceria é para prestação de serviços de recolhimento, transporte e destinação de resíduos recicláveis. Com a ação, a instituição passa a contribuir com a cooperativa no sentido de fomentar renda aos seus membros.  

Por tratar-se de um projeto piloto, as caçambas inicialmente ficarão disponíveis no Campus Olezio Galotti em Três Poços e, posteriormente, também serão inseridas nos demais campi da instituição. Dentre os materiais que serão recolhidos estão plástico, vidro, isopor, materiais metálicos (ferroso e não ferroso) e óleo de cozinha, entre outros. 

Atuante na cidade desde o ano de 2010, a cooperativa Folha Verde, está situada na Avenida Nossa Senhora do Amparo, nº 1945, bairro Voldac em Volta Redonda, num terreno cedido pela prefeitura municipal da cidade. A mesma é composta por 18 profissionais, que se dividem nos processos de coleta e separação dos materiais para destinação final. 

O compromisso da Folha Verde é com o meio ambiente e a geração futura e segundo o coordenador da cooperativa, Euvaldo Santana, de cada 100 toneladas de material enviado à indústria, cerca de 80 famílias são beneficiadas com a geração de trabalho e renda. 

O coordenador ainda explica sobre as dificuldades de acesso ao mercado de trabalho e fala da importância de as pessoas aprenderem o processo de reciclagem e separação correta do lixo. “Devido à minha cor e idade avançada, não tenho mais acesso ao mercado, mas a cooperativa fez com que eu me sentisse útil para a sociedade. Só queremos trabalhar e gerar renda, para termos a liberdade de ir a um supermercado e comprar aquilo que temos vontade de comer. E apesar de tudo, como cidadãos nós só temos esse mundo para viver, e as gerações futuras precisam desfrutar de um espaço ideal. Com isso, devemos refletir sobre qual legado vamos deixar aqui”, concluiu Euvaldo. 

Leia também:  Cont in Rio: UniFOA marca presença em evento promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade

Iniciando suas atividades como catadora de rua por mais de um ano, Maria de Fátima dos Santos teve a oportunidade de integrar a equipe da cooperativa Folha Verde e desde 2020 é a atual presidente. “Lembro que quando comecei, utilizava bolsas e carrinho de bebê para transporte do lixo que recolhia; hoje, nós temos um caminhão próprio e outro alugado para realizar nosso trabalho”, finalizou Maria.  

 “A equipe da cooperativa Folha Verde é maravilhosa, temos muito o que aprender com eles. Além da coleta do lixo, a fundação planeja realizar palestras com os próprios catadores para que os alunos tenham conhecimento do trabalho realizado por estes profissionais, ensinando aos nossos funcionários e estudantes o modo correto de realizar a reciclagem do lixo”, declarou a assessora do Escritório da Cidadania, Carolina Gama. 

O assessor da presidência para gestão, responsabilidade social e sustentabilidade, Dario Aragão, explica a importância da parceria. “É a primeira vez que a instituição firma esse tipo de convênio. O objetivo do projeto é que seja dado um tratamento adequado aos resíduos que aqui são gerados. Estamos fazendo a nossa parte e as políticas públicas de preservação ambiental e responsabilidade social são essenciais para que a FOA/UniFOA possa atender às demandas da sociedade civil”, pontuou Dario. 

Em caso de dúvidas sobre os dias de coletas nos bairros ou quaisquer outras questões, os interessados podem ligar para o número (24) 99914-3128. 

 

Imagem das cacambas

 

Por Jeniffer Marcato – Estágiaria da Comunicação

Leia também:  Presidente da FOA é presenteado com obra inédita pelo decano Édisom Moreira

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas