Fórum de Barra Mansa promove cidadania e inclusão com o 2º Ação Pró-Diversidade

diversidade

O Fórum de Barra Mansa foi palco de um dia histórico na última sexta-feira, 09, ao sediar a Ação Pró-Diversidade 2025. O evento, que chegou à sua segunda edição, ofereceu à população LGBTQIA+ uma série de serviços e atividades, como mutirão de audiências para requalificação civil e conversão de união estável em casamento, além de diálogos e debates no 2º Fórum da Diversidade.

Entre os destaques do evento, a Defensora Pública Fernanda Lima de Souza, coordenadora do Nudeversis (Núcleo de Diversidade Sexual da Defensoria Pública), reforçou a importância de promover visibilidade para a comunidade LGBTQIA+. “Quando falamos da comunidade LGBTQIA+, estamos falando de uma grande parte da sociedade que, muitas vezes, permanece invisível. Eventos como este são fundamentais para trazer essa visibilidade, confirmar a existência dessas pessoas e garantir que seus direitos sejam respeitados”, afirmou.

A programação incluiu palestras que abordaram o processo de construção e conquista de direitos LGBTQIA+ no Brasil, além de destacar o papel da Defensoria Pública na proteção e implementação desses direitos. Fernanda emocionou o público ao relatar o impacto de ver pessoas saindo das audiências em lágrimas, felizes por terem seus direitos reconhecidos. “É emocionante ver o pouco de cidadania que conseguimos proporcionar se transformando em felicidade para essas pessoas, que muitas vezes se sentem à margem da sociedade”, completou.

Outro ponto alto da Ação Pró-Diversidade foi o emocionante casamento de Wellerson Oliveira e Ednilson Rezende. Após três anos juntos, o casal oficializou a união. “É uma emoção muito grande. Ter a oportunidade de mostrar que o nosso amor existe, que somos iguais e que temos os mesmos direitos é algo muito significativo”, declarou Ednilson.

Cristiane de Almeida, representante do Instituto ParaTodes, destacou a importância da união entre diversas instituições para promover o Fórum da Diversidade. “Ainda enfrentamos muitas dificuldades, mas eventos como esse nos permitem discutir questões urgentes e garantir compromissos em prol da comunidade LGBTQIA+. Não basta estar aqui, é preciso sensibilizar quem tem o poder de decisão para que essa pauta avance”, ressaltou.

A Defensora da Tutela Coletiva, Flávia Maccord, destacou a importância da parceria entre o Judiciário e a Defensoria Pública. “Essa colaboração é fundamental para garantir o direito à alteração de nome e gênero, um reconhecimento da identidade e da personalidade das pessoas. É dignidade, respeito e cidadania em prática”, afirmou.

Anna Caroline Licasalio da Costa, Juíza Titular da 1ª Vara de Família da Comarca de Barra Mansa, Juíza Coordenadora do CEJUSC de Barra Mansa, Juíza Responsável pela Justiça Itinerante do Sul Fluminense, reforçou o impacto positivo do evento para garantir direitos à população LGBTQIA+. “A partir do momento em que corrigimos o nome e o gênero de uma pessoa, damos o primeiro passo para que ela não seja mais negligenciada, para que ela tenha segurança de correr atrás de seus outros direitos”, explicou.

A Ação Pró-Diversidade 2025 mostrou que a união entre o Poder Judiciário, a Defensoria Pública, organizações sociais e instituições de ensino, como o UniFOA, através do Escritório da Cidadania é um exemplo de que o direito pode ser uma ferramenta de transformação social. O evento reforçou o compromisso de todos os envolvidos em promover inclusão, respeito e cidadania para a comunidade LGBTQIA+.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas