Impulsionando a inovação: UniFOA sedia Maratona de Ideias e reúne estudantes

DSC7997

O Centro Universitário de Volta Redonda foi palco na quarta-feira, dia 21, da emocionante “Maratona de Ideias”, considerada o maior desafio universitário da região. O evento aconteceu no Centro Histórico-Cultural Dario Aragão, localizado no Campus Olezio Galloti, em Três Poços, das 19h às 21h30 e teve como objetivo principal estimular a cultura de inovação e empreendedorismo por meio de atividades interativas e imersivas. Vale ressaltar que a participação de cada universitário valerá hora complementar e certificado de Cocriador de Inovações.

Durante três dias (20, 21 e 27 de junho), aconteceu o aguardado encontro intitulado “Você Está Pronto para Criar o Futuro?” como parte da Maratona de Ideias. O evento contou com a participação dos cursos de Direito, Enfermagem, Nutrição, Escola de Negócios, Engenharias e alguns alunos da graduação digital que vieram especificamente para o evento: Civil, Computação e Produção, e foi promovido pelo Sebrae Rio, em parceria com o Vírgula, Hub de Inovação VR, Prefeitura de Volta Redonda, CDL-VR (Câmara dos Dirigentes Lojistas), UFF, UGB, UniFOA e Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).

Allan do Reis, estudante de Engenharia da Computação, está começando seu curso na modalidade digital e comentou entusiasmado sobre como a maratona superou suas expectativas: “O evento foi bem interessante e o que mais me cativou foi a abordagem do assunto, especialmente quando destacaram a criatividade. Foi realmente inspirador!”

Segundo a professora Luciana Werneck, nucleadora do Núcleo de Experiência Profissional e Mundo do Trabalho (NExP), da Pró-Reitoria de Extensão, o evento proporcionou aos universitários o pensamento e a atitude empreendedora. “A maratona não apenas estimulou a criatividade dos participantes, mas também trouxe uma abordagem prática e desafiadora sobre o empreendedorismo e a busca por soluções rápidas. O evento proporcionou um ambiente dinâmico e integrador, destacando a importância da versatilidade, do empreendedorismo e da inovação no processo formativo e no desenvolvimento pessoal dos estudantes”, finalizou.

A “Maratona de Ideias” foi uma oportunidade para os estudantes universitários de Volta Redonda e região ampliarem seus conhecimentos, aprimorarem suas habilidades empreendedoras e conectar-se com profissionais e instituições que compartilham a paixão pela inovação e pelo crescimento regional. O evento representou um importante impulso para a cultura empreendedora local, fortalecendo a economia e incentivando a criatividade e o talento dos jovens universitários.