JOIAS RARAS de Volta Redonda

Cinema Nove de Abril

nove abril 00

Sua arquitetura é composta por um prédio construído em linhas retas e simples, com formas geométricas, bloco de formato trapezoidal, os pilares com linha diagonal, escadaria em balanço, marquises do acesso lateral em formato curvo. Em seu interior, pode ser ressaltado o luxo com a mesma linha e estilo, com a sala de projeções enorme e bem edificada e inalterada, com piso preto e paredes revestidas com azulejos originais na cor azul ciano.

Em seu interior, encontra-se uma mobília clássica, com poltronas em madeira escura e couro vermelho, combinando com a cor do carpete, com teto de em laje, paredes pintadas em PVA e portas em madeira. As luminárias são em estilo art déco, de formato geométrico. Revestimentos de pilares, pisos, tetos, bem como a utilização de cores, texturas e material variados inspirados na Escola Modernista.

A fachada é feita com texturas, cores contrastantes, pedra, litofina e pastilhas, além de grandes janelas de esquadrias em madeira no segundo andar e os portões de acesso e saídas em ripas de madeira. A fachada principal em linhas retas, com colunas revestidas em pedra bruta natural. No térreo, as paredes são revestidas em litofina vermelha e a mesma pedra, a porta da saída de emergência em madeira. As esquadrias são em alumínio e vidro. A fachada da sobreloja possui molduras em pastilhas azuis e paredes em litofina vermelha.

As calçadas têm um espaço generoso e protegido para o passeio público em pedra portuguesa que forma desenhos orgânicos de amebas pretas em fundo branco. A escada externa que dá acesso à sala de espera é feita em granito preto e a de acesso ao piso da sobreloja é em granilite, com um corrimão em ferro e madeira. A sala de espera tem piso em mármore preto e branco, as paredes são revestidas em pedra bruta. Os banheiros, tanto femininos quanto masculinos, têm um piso cerâmico preto, as paredes revestidas em cerâmica e as peças sanitárias em louça branca. Nas bilheterias e na gerência, o piso é em taco.

O Hall de entrada tem o piso em carpete. A plateia tem piso em taco, paredes em lambri de madeira e painel acústico perfurado. O palco tem piso em madeira, a coxia tem piso em carpete e paredes em cerâmica na cor creme. A cozinha tem piso cerâmico marrom e as paredes em cerâmica.

O salão de chá tem piso e paredes em cerâmica e teto com forro em gesso. A casa de máquina/refrigeração, o piso é em cerâmica sextavada vermelha e o balcão tem piso em taco e carpete e paredes em lambri de madeira. A sala de projeção tem piso cerâmico preto, parede em azulejo azul e teto com forro acústico. E os camarins, o piso é em carpete e lajota cerâmica vermelha.

O edifício apresenta um desgaste natural dos seus elementos internos e externos, devido à ausência de manutenção adequada. Em abril de 2014, em uma Assembleia dos Sócios Proprietários do Clube dos Funcionários (proprietário do cinema), foi proposto um plano de restauro do Cinema visando proporcionar mais conforto, segurança e acessibilidade. Entretanto, a URBANACON, equipe responsável pelo projeto, consultou órgãos de tombamento e fez estudos de acústica e viabilidade de mercado.

Apesar de todos os esforços, nenhuma intervenção foi feita ainda devido à dificuldade de encontrar apoio de Patrocinadores como de Leis de Incentivo à Cultura.

Confira mais imagens

Compartilhar

Conheça outras Joias Raras de Volta Redonda

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas