JOIAS RARAS de Volta Redonda

Colégio Estadual Barão de Mauá

barao maua 00

Na época da construção, a escolha de sua implantação se deu para atender a demanda de filhos de funcionários da CSN. O Colégio Estadual Barão de Mauá é obra do presidente Vargas e foi a primeira escola de Volta Redonda, que na época era o 8° Distrito de Barra Mansa. Inaugurada em 19 de abril de 1943, recebeu o nome do honrado cidadão do Império Brasileiro, o empresário gaúcho Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá, muito admirado por Getúlio Vargas, por ter sido responsável pela construção da primeira estrada de ferro do Brasil ligando o Rio de Janeiro a Petrópolis e outras três, ligando a Serra do Mar.

O Barão fundou ainda a Companhia do Gás e foi idealizador do Banco do Brasil, tendo falecido no ano da Proclamação da República, 1889. Em 1979, o Centro Educacional passou a Escola Estadual tipo – C e, em 1982, com a criação do então 2° grau, passou a Colégio Estadual. Este demonstrativo do Colégio, não apenas com relação ao espaço físico, como também relativo às atividades educacionais apresenta a situação em que foi requerida uma grande intervenção no começo do ano 2000.

Mantém em funcionamento 3 turnos, sendo que o matutino e no noturno, as aulas de Ensino Médio e no vespertino, a escola funcionava em parceria com a comunidade estudantil, com aulas de reforço, palestras aos alunos e à comunidade em geral. O prédio conta com 12 salas de aula com capacidade para 540 alunos em cada turno (dispostas com ventiladores de teto), laboratório de informática, auditório, biblioteca, laboratório móvel (para aulas de química, física e biologia, Laboratório de química (aguardando conclusão da obra), quadra de esportes coberta, Refeitório e Cozinha.

Confira mais imagens

Conheça outras Joias Raras de Volta Redonda