JOIAS RARAS de Volta Redonda

Colégio Estadual Manuel Marinho

manoel marinho 00

A arquitetura do Colégio Estadual Manuel Marinho é caracterizada pelo estilo colonial da década de 1940, com a presença marcante do telhado colonial característico com telhas cerâmicas, formato em 4 águas, possui beirais encurtados, recebendo o prolongamento da laje em concreto, com as varandas cobertas e seus pilares revestidos em pedra aparente.

Com edificação em dois pavimentos com linhas retas e acentuada horizontalidade, é disposto originalmente em três blocos formando um U. As esquadrias contêm os vãos de ventilação e a iluminação da edificação se faz através de pequenas janelas do tipo basculante. No acesso ao piso superior, através da escada principal, temos vãos com esquadrias de madeira em quadriculados e vidro, proporcionando iluminação e atrativo na fachada.

Na ala da esquerda onde fica o auditório tem uma cabine para projeção de filmes e acesso ao andar superior. No térreo, tem sanitários masculino e feminino, além de outros dois externos. Na ala central, fica o pátio de recreação no térreo e ao longo de toda sua extensão temos os vãos de acesso em arcos. Na base de toda a construção foi aplicado um revestimento em pedra. No andar superior estão dispostas as salas de aula e uma sacada de alvenaria.

As portas principais são formadas pela união de três portas balcão de madeira e com panos de vidro que acompanham o desenho da janela e as portas das salas de aula são compostas de folhas duplas e toda em madeira. Inicialmente nomeado como Grupo Escolar Trajano de Medeiros e inaugurado em 1945, era destinado à educação de crianças até 10 anos, tinha salas de aulas no pavimento superior, e no pavimento térreo, uma estrutura administrativa, biblioteca e salas de atividades. O grande auditório era equipado com estrutura de palco e sala de exibição de cinema, sendo um importante ambiente para abrigar as primeiras iniciativas artísticas na cidade.

O Grêmio Artístico denominado Gacemss, criado por funcionários da CSN, não possuía sua sede própria. Por isso, eles utilizavam este auditório para apresentações de peças de teatro e exibição de cinema. Em outubro de 1947, foi apresentada a primeira peça teatral “A ditadora”, do grupo de teatro mantido pelo Gacemss.

A partir de 1966 foi denominado Colégio Estadual de Volta Redonda, com a ampliação de turmas do primeiro e segundo graus profissionalizante de educação. E no mesmo ano, os professores Carlos Jorge de Melo e Tito de Paula, ambos da Escola Técnica, decidem homenagear o Amazonense Manuel Faustino Vieira Marinho, professor e pioneiro do ensino técnico profissionalizante em Volta Redonda, que organizou, implantou e dirigiu a Escola Técnica Pandiá Calógeras, a partir de 1945.

E assim, em 1966, foi denominada Colégio Estadual Prof° Manuel Marinho, e em 1989 foi transformado em Instituto de Educação Professor Manuel Marinho. Ao longo destes 70 anos desde sua inauguração o Estado executou reformas e acréscimos na sua estrutura original, o que de certa forma comprometeu a questão da originalidade e a integridade do bem tombado, como a troca de portas e janelas, pintura das paredes, sem similaridade com as originais.

No piso superior foi fechado o elemento vazado da meia parede do guarda-corpo, fechou-se os arcos do pátio de recreação, para a construção do refeitório e cozinha, houve acréscimo de telhado no pátio de recreação, na fachada principal e na parte central interna, retirada de janelas do auditório onde os vãos foram fechados com elementos vazados e a implantação de ar condicionado, com tubulação aparente, e diversos cabos de energias soltos na fachada do auditório.

Entretanto a construção de novas instalações, como um anexo com nova estrutura educacional, uma quadra esportiva com vestiário, casa para o zelador da escola e a implantação de uma rampa em estrutura metálica, foi a solução mais adequada.

Confira mais imagens

Compartilhar

Conheça outras Joias Raras de Volta Redonda

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas