JOIAS RARAS de Volta Redonda

Sede da Fazenda Três Poços

3pocos 00

Nas terras da fazenda corre ainda o rio Três Poços. Com a morte do comendador, em 1864, a viúva D. Cecília de Moraes Monteiro de Barros, assumiu a propriedade que ganhou grande impulso. A partir de 1871 a fazenda passou a ser servida de transporte ferroviário, e o escoamento do café se dava através da Estação Treis Poços, localizada bem em frente a casa-sede. Em 1908, D. Cecília, muito religiosa e vendo que não poderia continuar à frente dos negócios por muito tempo, saiu em busca de legatários para sua fazenda. As informações sobre os “Monges Trapistas de Tremembé”, seus feitos em atividades de evangelização e pastoral, bem como adventos de técnicas avançadas em agricultura, tornaram os monges a melhor opção para a herança da fazenda.

Após a morte de Dona Cecília, as entidades religiosas passaram a ocupar a Fazenda e, ao mesmo tempo em que tinha início em Volta Redonda, já emancipada de Barra Mansa em 17 de julho de 1954, um movimento com vistas à criação da Universidade de Volta Redonda. A principal ideia na época era a criação de uma universidade regional, a ser mantida por uma fundação, com verbas do município, a Fundação Oswaldo Aranha, constituída em 18 de outubro de 1967.

O casarão tombado, antiga sede da Fazenda, possui dois pavimentos, caracterizada por possuir um corpo único; de fachadas retangulares e de iguais dimensões, com a planta tendendo ao formato retangular, mantendo pátio interno. O telhado em duas águas, com cumeeiras paralelas às fachadas, é recoberto em telhas capa e canal, terminando em beiral com cimalha simples de madeira. Pequena água-furtada abre-se para o pátio interno. Uma varanda se estende pela fachada lateral. O acesso principal da casa-sede volta-se à escada em cantaria de formato de leque, com balaustrada de ferro e proteção por pequeno alpendre.

Atualmente, seu interior foi modificado para acomodar salas de aula e laboratórios. Na planta original destaca-se a ausência de alcovas, feito raro em construções desta época. Os ângulos da construção terminam nos característicos cunhais em forma de pilastras de alvenaria com capitel simples distante do entablamento. Os vãos das paredes externas são mais numerosos no sobrado, enquanto que no térreo só há janelas na fachada voltada à estrada.

Todos os vãos apresentam vergas e sobre-vergas retas em estuque, guarnecidas por esquadrias com venezianas externas (modificadas) e guilhotinas internas originais, com reticulados simples na folha móvel e nas bandeiras, apresentando desenhos em losangos arqueados, que se repetem nas bandeiras das portas internas. Como elementos de destaque, há o moinho para extração do óleo de mamona para o abastecimento das candeias da fazenda. Porém, a casa-sede original, após sua desapropriação, foi demolida, por ter sido considerada impossível restauração. Ela foi reconstruída, com materiais e técnicas contemporâneas, sobre os mesmos alicerces de pedra, preservando, na reconstrução, os mínimos detalhes. O estilo é tido como intermediário entre a rusticidade das casas primitivas e a suntuosidade predominante nas novas casas com elementos arquitetônicos e artísticos portugueses.

Confira mais imagens

Compartilhar

Conheça outras Joias Raras de Volta Redonda

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas