Literatura no Enem: quais os assuntos mais cobrados no exame?

Quem quer se sair bem na prova de Literatura no Enem precisa, antes de tudo, saber quais são os principais assuntos cobrados no exame. Dessa forma, é possível estudar de forma mais objetiva e, assim, otimizar o tempo de preparação.

Literatura no Enem

De maneira geral, a prova de Literatura cobra temas relativos à estrutura e objetivo do texto, como funções de linguagem. Escolas e gêneros literários são outros assuntos que devem estar no seu radar. Saiba mais sobre o que é cobrado no exame.

Funções e figuras de linguagem

Funções de linguagem se referem ao objetivo do texto, ou seja o que o emissor da mensagem deseja passar ao receptor. Cada função é ligada a um elemento da comunicação. São elas:

• referencial;
  • poética;
  • fática;
  • emotiva;
  • metalinguística;
  • conotativa.

No caso da função poética, por exemplo, o enunciado é centrado na mensagem; enquanto na referencial, no contexto. Já na função fática, centra-se no canal.

As figuras de linguagem também são um tema importante na prova de Literatura do Enem. São recursos estilísticos que podem ser usados para ampliar o significado das palavras ou, então, reforçar ideias são essenciais para deixar um texto mais rico. Entre as principais estão:

• metáfora;
  • hipérbole;
  • elipse;
  • pleonasmo;
  • assonância;
  • sinestesia.

Saber quais são as figuras de linguagem e como elas são usadas em textos de diferentes épocas é um passo essencial.