Literatura no Enem: quais os assuntos mais cobrados no exame?

Quem quer se sair bem na prova de Literatura no Enem precisa, antes de tudo, saber quais são os principais assuntos cobrados no exame. Dessa forma, é possível estudar de forma mais objetiva e, assim, otimizar o tempo de preparação.

Literatura no Enem

De maneira geral, a prova de Literatura cobra temas relativos à estrutura e objetivo do texto, como funções de linguagem. Escolas e gêneros literários são outros assuntos que devem estar no seu radar. Saiba mais sobre o que é cobrado no exame.

Funções e figuras de linguagem

Funções de linguagem se referem ao objetivo do texto, ou seja o que o emissor da mensagem deseja passar ao receptor. Cada função é ligada a um elemento da comunicação. São elas:

  • referencial;
  • poética;
  • fática;
  • emotiva;
  • metalinguística;
  • conotativa.

No caso da função poética, por exemplo, o enunciado é centrado na mensagem; enquanto na referencial, no contexto. Já na função fática, centra-se no canal.

As figuras de linguagem também são um tema importante na prova de Literatura do Enem. São recursos estilísticos que podem ser usados para ampliar o significado das palavras ou, então, reforçar ideias são essenciais para deixar um texto mais rico. Entre as principais estão:

  • metáfora;
  • hipérbole;
  • elipse;
  • pleonasmo;
  • assonância;
  • sinestesia.

Saber quais são as figuras de linguagem e como elas são usadas em textos de diferentes épocas é um passo essencial.

Leia também:  Confira as 4 principais matérias de Engenharia Elétrica

Gêneros literários

Conhecer quais são os gêneros literários e suas principais características também é importante para se sair bem na prova de Literatura do Enem. A divisão se dá em três gêneros: narrativo, lírico e dramático. Entenda cada um deles.

Narrativo

Como o nome já adianta, tem a presença de um narrador, que é responsável por contar a história. Textos desse gênero também têm personagens, que vivem em um tempo e um espaço determinados.

Lírico

No gênero lírico, emoções, desejos e ideias são expressados de forma subjetiva. É comum encontrar pronomes e versos em primeira pessoa nos textos desse gênero. O soneto é um bom exemplo.

Dramático

Nesse gênero literário, as histórias são contadas por meio de monólogos ou diálogos. Os textos, trágicos ou cômicos, são escritos para serem encenados. Então, em geral, os textos dessa categoria são compostos por atos, cenas, rubricas e diálogos.

Escolas literárias

Conhecer as principais escolas da Literatura Brasileira é outro passo importante para fazer uma excelente prova no Enem e para se sair bem no vestibular. Entre as principais estão Barroco, Romantismo, Realismo e Modernismo.

Vale a pena você não só você entender o contexto histórico em que essas escolas literárias se deram, como também conhecer os principais autores de cada uma e suas características. Para se sair bem, é preciso ir além de decorar nomes e datas e, sim, saber contextualizar e interpretar bem os textos.

Leia também:  Veja como manter um caderno organizado pode ajudar nos estudos

Tão importante quanto saber o que levar para o exame, é entender o que é necessário estudar para a prova de Literatura no Enem. Afinal, ter ideia do que costuma ser cobrado ajuda a se preparar de forma mais objetiva e focar os assuntos que mais importam.

Este conteúdo sobre Literatura no Enem foi útil para você? Então leia também sobre como fazer uma revisão para o Enem.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas