5 livros que todo futuro profissional de direito precisa ler

Quem demonstra interesse de ser um profissional de Direito logo escuta que a área exige muita leitura. Portanto, nada melhor do que se preparar antes mesmo de começar a exercer a profissão de fato! Ainda na faculdade ou mesmo antes de iniciar o curso, você já pode começar a ler as melhores obras da área para entender melhor o mundo do direito.

Mas por onde começar? Pelos títulos que apresentamos no post de hoje! A seguir, conheça 5 obras que você, futuro profissional de Direito, não pode deixar de ler, e entenda o porquê ele vai fazer a diferença no desenrolar da sua carreira. Vem com a gente!

1. “O sol é para todos”

Um dos maiores clássicos da literatura norte-americana — “O sol é para todos” —, recebeu 46% dos votos em uma pesquisa em que advogados votaram no melhor romance da área legal.

Definitivamente memorável, a história acompanha Atticus Finch, advogado justo, inteligente e corajoso que, na década de 1930, defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos.

Vencedora do Pulitzer em 1960, a autora Harper Lee discute aqui as injustiças do sistema judicial, o racismo da sociedade e a importância de defendermos nossa postura ética. Você certamente vai tirar muitas lições valiosas desse clássico.

2. “Um pilar de ferro”

A antiga sociedade romana foi fundamental para estabelecer o Direito e a Justiça, e muitos de seus preceitos ainda são válidos no mundo atual. Portanto, você não pode deixar de conferir “Um pilar de ferro”, em que o autor Taylor Caldwell monta um retrato complexo e muito interessante das discussões ocorridas na Roma antiga.

Leia também:  Como lidar com a ansiedade na hora da prova

Contextualizando a narrativa por meio da vida de Cícero, o livro aborda os discursos patrióticos e a honestidade que ele usava como ferramentas para esconder seus problemas políticos. Você vai ficar por dentro, também, de seu trabalho em um escritório jurídico conceituado e dos casos fascinantes que acompanhou por lá.

3. “Memórias do cárcere”

Escrito por Graciliano Ramos durante seu aprisionamento sob o Estado Novo, “Memórias do cárcere” é um relato pesado e envolvente dos abusos e torturas infligidos naqueles considerados traidores durante a Ditadura Militar.

Para o futuro profissional de Direito, a lição que permanece é, mais uma vez, a importância da justiça e de mantermos nossa integridade e valores mesmo diante de um sistema corrupto.

4.” O primeiro ano: como se faz um advogado”

Quer ter um gostinho de como será o primeiro ano da faculdade de Direito? Ou relembrar esses primeiros meses da sua jornada pela área? Então, não deixe de conferir “O primeiro ano: como se faz um advogado”, em que Scott Turow acompanha um estudante de Direito na conceituadíssima Harvard.

Assim, Turow dá dicas muito importantes para o futuro profissional de Direito, incluindo a necessidade de se dedicar com afinco, a competitividade desse campo de atuação e a pressão das universidades.

5. “O Auto da Compadecida”

Um dos maiores clássicos da dramaturgia brasileira, O “Auto da Compadecida” também é bastante conhecida pela excelente adaptação que ganhou pelas mãos da Rede Globo. A peça de Ariano Suassuna é uma comédia hilária e irreverente. Imperdível!

Leia também:  UniFOA LXP: nova plataforma entrega mais versatilidade e praticidade aos estudantes

Mas, para os advogados, a cereja do bolo é a conclusão da história. Trata-se de uma cena marcante, de humor afiado e diálogos inteligentes, que traz um julgamento com personagens inesperados, para dizer o mínimo. Jesus é o juiz, o Diabo assume o papel de promotor, e Nossa Senhora é a advogada de defesa. Sendo julgado, está o protagonista Chicó, vivido por Selton Mello na versão televisiva.

Pronto para colocar a leitura em dia? Quer ficar por dentro das melhores dicas e estratégias para construir uma carreira de sucesso no direito? Então, assine nossa newsletter e receba todo o nosso conteúdo diretamente no seu e-mail!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas