Conheça o mercado de trabalho da Engenharia Ambiental

Quer cursar um dos tipos de Engenharia, mas busca uma área que trabalhe com os conceitos de biologia e ecologia? Já pensou na Engenharia Ambiental?

Você terá diversas possibilidades de atuação, sem contar que o mercado de trabalho da Engenharia Ambiental é bastante promissor, visto que o tema da sustentabilidade está em alta.

Tem interesse em saber mais sobre essa carreira? Então vem com a gente e entenda melhor o que faz esse profissional, os principais segmentos de trabalho, as oportunidades e média salarial. Não perca!

O que faz um engenheiro ambiental?

É o profissional que trabalha na identificação, manejo e na busca de soluções para problemas de ordem ambiental. Dessa maneira, pode atuar com recursos hídricos, controle de emissão de poluentes, avaliação de riscos ambientais, gestão de resíduos e emissão de licenças ambientais.

Grande parte do trabalho desse engenheiro é na área urbana e industrial, atuando na área de gestão, legislativo e planejamento urbano.

Principais áreas de atuação

Confira abaixo os principais segmentos do mercado de trabalho da Engenharia Ambiental:

• recuperação de áreas degradadas;
  • recursos hídricos, atuando com o controle de qualidade e uso racional da água;
  • saneamento, com projetos de sistemas para tratamento de água e coleta de esgoto;
  • gestão ambiental, com a elaboração de relatórios de impacto ambiental para o setor público, privado e ONGs;
  • controle de poluição, principalmente do setor industrial;
  • fiscalização ambiental;
  • bioprocessos, avaliando os impactos de um produto ou processo sobre o meio ambiente;
  • consultoria ambiental.