Conheça o mercado de trabalho da Engenharia Ambiental

Quer cursar um dos tipos de Engenharia, mas busca uma área que trabalhe com os conceitos de biologia e ecologia? Já pensou na Engenharia Ambiental?

Você terá diversas possibilidades de atuação, sem contar que o mercado de trabalho da Engenharia Ambiental é bastante promissor, visto que o tema da sustentabilidade está em alta.

Tem interesse em saber mais sobre essa carreira? Então vem com a gente e entenda melhor o que faz esse profissional, os principais segmentos de trabalho, as oportunidades e média salarial. Não perca!

O que faz um engenheiro ambiental?

É o profissional que trabalha na identificação, manejo e na busca de soluções para problemas de ordem ambiental. Dessa maneira, pode atuar com recursos hídricos, controle de emissão de poluentes, avaliação de riscos ambientais, gestão de resíduos e emissão de licenças ambientais.

Grande parte do trabalho desse engenheiro é na área urbana e industrial, atuando na área de gestão, legislativo e planejamento urbano.

Principais áreas de atuação

Confira abaixo os principais segmentos do mercado de trabalho da Engenharia Ambiental:

  • recuperação de áreas degradadas;
  • recursos hídricos, atuando com o controle de qualidade e uso racional da água;
  • saneamento, com projetos de sistemas para tratamento de água e coleta de esgoto;
  • gestão ambiental, com a elaboração de relatórios de impacto ambiental para o setor público, privado e ONGs;
  • controle de poluição, principalmente do setor industrial;
  • fiscalização ambiental;
  • bioprocessos, avaliando os impactos de um produto ou processo sobre o meio ambiente;
  • consultoria ambiental.
Leia também:  Como criar um cronograma de estudos eficiente para o vestibular?

Há ainda a possibilidade de buscar uma especialização que complemente os conhecimentos nessa área e atualize o profissional sobre as tendências na profissão. Um exemplo é o curso de Gestão e Auditoria Ambiental, abrindo mais espaços para esse profissional.

Quais são as oportunidades no mercado de trabalho da Engenharia Ambiental?

Quando o assunto é sustentabilidade, estamos falando de desenvolvimento econômico e social, por isso é uma questão que está na pauta de governos e empresas. Logo, o engenheiro ambiental torna-se o profissional-chave de organizações públicas e privadas.

Há alta demanda, visto que os negócios precisam seguir a legislação ambiental, de modo a reduzir a emissão de poluentes ou a exercer sua atividade econômica sem degradar determinada área. Do contrário, podem sofrer punições, como multas pesadas.

Dessa forma, quem escolhe a graduação em Engenharia Ambiental encontra boas perspectivas profissionais, inclusive em secretarias e outros órgãos municipais, estaduais e federais.

Média salarial

Mais um motivo para investir na carreira é a remuneração atrativa nessa área. A média salarial para o Engenheiro Ambiental é de R$ 5.060,00 segundo informações do site de recrutamento Vagas.

Vale a pena fazer faculdade nessa área?

Por conta das boas perspectivas profissionais na área, vale a pena fazer a graduação de Engenharia Ambiental. É um curso bastante dinâmico, com uma matriz curricular prática e diversificada, visto que o aluno aprende sobre recursos hídricos, tratamento de resíduos, processos industriais e legislação na área.

Leia também:  Não obtive a nota desejada no Enem, e agora? Veja o que fazer!

A dica é escolher uma instituição de ensino com professores qualificados e laboratórios completos. Também é importante que a graduação inclua visitas técnicas a empresas, projetos junto à comunidade, além da possibilidade de atuar em empresa júnior.

Quem gosta da área de Engenharia e quer trabalhar com recursos naturais pode se dar bem nessa carreira. O mercado de trabalho da Engenharia Ambiental é bastante animador e, escolhendo uma graduação de qualidade, o profissional terá sucesso nessa área.

Quer conhecer os detalhes desse curso superior? Entre em contato com a equipe do UniFOA e tire todas as suas dúvidas!

mercado de trabalho da engenharia ambiental

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas