Você já teve a sensação de estudar por horas e mesmo assim, não sentir que rendeu o suficiente? Essa dificuldade é comum e está ligada, muitas vezes, à falta de organização. Para superar esse desafio, uma estratégia eficiente é o método GTD (Getting Things Done), que auxilia na gestão de tarefas e na produtividade dos estudos.
De acordo com o site oficial do GTD (Getting Things Done), essa metodologia é voltada para organizar compromissos e atividades de forma clara e prática, permitindo reduzir a sobrecarga mental e aumentar a eficiência.
Neste conteúdo, você vai entender o que é o método GTD, como aplicá-lo no dia a dia e quais são os benefícios dessa metodologia para quem está estudando.
O que é o método GTD?
O GTD (sigla para Getting Things Done) foi criado pelo consultor norte-americano David Allen, e está detalhado em seu livro “A arte de fazer acontecer“. Essa técnica mostra que é possível aumentar a eficiência nos estudos, no trabalho e em outras áreas da vida por meio da organização de tarefas e definição de prioridades.
Segundo Allen, quando você estrutura tudo o que precisa fazer, libera espaço mental, diminui a ansiedade e consegue focar no que realmente importa.
Como aplicar o método GTD nos estudos?
O método GTD pode ser facilmente adaptado à rotina de quem está se preparando para o vestibular. Ele é composto por cinco etapas:
1. Capturar
Anote tudo o que precisa ser feito: leituras, exercícios, redações, videoaulas. Dessa forma, você libera sua mente da preocupação de “não esquecer” e tem uma visão clara das tarefas.
2. Esclarecer
Defina o que deve ser feito imediatamente e o que pode ser realizado depois. Essa filtragem ajuda a dar mais foco.
3. Organizar
Distribua as tarefas de acordo com os prazos e horários de estudo. Isso permite criar um cronograma eficiente e equilibrado.
4. Revisar
Revise sua lista periodicamente para ajustar prioridades e garantir que nada importante seja esquecido.
5. Executar
Com tudo organizado, é hora de colocar o plano em prática. Essa é a etapa decisiva para avançar rumo à aprovação no vestibular.
Quais as vantagens do GTD para estudantes?
Aplicar o método GTD pode trazer diversos benefícios para quem precisa dar conta de uma carga grande de conteúdos:
- Mais eficiência: ao organizar e priorizar tarefas, você consegue estudar de forma mais produtiva em menos tempo;
- Maior produtividade: o foco em cada atividade reduz distrações, ansiedade e sensação de sobrecarga;
- Organização contínua: a técnica pode ser usada não só na faculdade mas na vida profissional.
Conclusão
A preparação para o estudos exige disciplina, foco e organização. O método GTD é uma ferramenta poderosa para ajudar os estudantes a aproveitarem melhor o tempo e garantirem melhores resultados.
Se você está em busca de uma formação de qualidade, conheça os cursos do UniFOA e prepare-se com uma instituição que alia inovação, estrutura completa e excelência acadêmica.