Método GTD: saiba como essa metodologia pode ajudar nos estudos

Você já teve a sensação de estudar por horas e mesmo assim, não sentir que rendeu o suficiente? Essa dificuldade é comum e está ligada, muitas vezes, à falta de organização. Para superar esse desafio, uma estratégia eficiente é o método GTD (Getting Things Done), que auxilia na gestão de tarefas e na produtividade dos estudos.

De acordo com o site oficial do GTD (Getting Things Done), essa metodologia é voltada para organizar compromissos e atividades de forma clara e prática, permitindo reduzir a sobrecarga mental e aumentar a eficiência.

Neste conteúdo, você vai entender o que é o método GTD, como aplicá-lo no dia a dia e quais são os benefícios dessa metodologia para quem está estudando.

O que é o método GTD?

O GTD (sigla para Getting Things Done) foi criado pelo consultor norte-americano David Allen, e está detalhado em seu livro “A arte de fazer acontecer. Essa técnica mostra que é possível aumentar a eficiência nos estudos, no trabalho e em outras áreas da vida por meio da organização de tarefas e definição de prioridades.

Segundo Allen, quando você estrutura tudo o que precisa fazer, libera espaço mental, diminui a ansiedade e consegue focar no que realmente importa.

Como aplicar o método GTD nos estudos?

O método GTD pode ser facilmente adaptado à rotina de quem está se preparando para o vestibular. Ele é composto por cinco etapas:

1. Capturar

Anote tudo o que precisa ser feito: leituras, exercícios, redações, videoaulas. Dessa forma, você libera sua mente da preocupação de “não esquecer” e tem uma visão clara das tarefas.

2. Esclarecer

Defina o que deve ser feito imediatamente e o que pode ser realizado depois. Essa filtragem ajuda a dar mais foco.

3. Organizar

Distribua as tarefas de acordo com os prazos e horários de estudo. Isso permite criar um cronograma eficiente e equilibrado.

4. Revisar

Revise sua lista periodicamente para ajustar prioridades e garantir que nada importante seja esquecido.

5. Executar

Com tudo organizado, é hora de colocar o plano em prática. Essa é a etapa decisiva para avançar rumo à aprovação no vestibular.

Quais as vantagens do GTD para estudantes?

Aplicar o método GTD pode trazer diversos benefícios para quem precisa dar conta de uma carga grande de conteúdos:

  • Mais eficiência: ao organizar e priorizar tarefas, você consegue estudar de forma mais produtiva em menos tempo;
  • Maior produtividade: o foco em cada atividade reduz distrações, ansiedade e sensação de sobrecarga;
  • Organização contínua: a técnica pode ser usada não só na faculdade mas na vida profissional.

Conclusão

A preparação para o estudos exige disciplina, foco e organização. O método GTD é uma ferramenta poderosa para ajudar os estudantes a aproveitarem melhor o tempo e garantirem melhores resultados.

Se você está em busca de uma formação de qualidade, conheça os cursos do UniFOA e prepare-se com uma instituição que alia inovação, estrutura completa e excelência acadêmica.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas