Método GTD: saiba como essa metodologia pode ajudar nos estudos

Você tem aquela sensação de que o estudo para o vestibular não rendeu, mesmo depois de ficar horas em frente aos livros e apostilas? Muita gente se perde em meio a tantos conteúdos e não consegue ser produtivo. Para ajudar esses alunos, existe o método GTD (getting things done), que propõe organizar e otimizar suas tarefas.

Neste post vamos explicar direitinho como funciona essa metodologia, suas vantagens e como você pode utilizá-la na hora dos estudos. Ficou interessado? Continue a leitura!

O que é método GTD?

O GTD — sigla para getting things done — é uma metodologia criada pelo autor norte-americano David Allen, explicada em seu livro “A arte de fazer acontecer”. É uma técnica que mostra que é possível ser eficiente no trabalho, estudos ou em qualquer outra área da sua vida. Como? Ao gerenciar as tarefas, você estabelece prioridades e consegue cumprir tudo no prazo.

Como utilizar essa metodologia nos estudos?

O método GTD deve ser aplicado em etapas. Assim, no momento de estudar para o vestibular, você deve seguir alguns passos:

• Capturar: hora de limpar a mente e colocar no papel ou computador tudo o que precisa ser feito — leituras, exercícios, redação, videoaulas;
  • Estabelecer: agora que você já sabe o que deve ser feito, é o momento de determinar o que deve ser feito imediatamente e o que pode ser deixado para depois;
  • Organizar: como você já fez a classificação acima, consegue pôr em ordem as tarefas de acordo com o tempo reservado para os estudos, estabelecendo as prioridades;
  • Revisar: repassar toda essa organização e conferir se não está faltando nada;
  • Executar: começar a estudar de acordo com o planejamento que você determinou. É a hora de pôr a mão na massa e se preparar para a tão sonhada vaga na faculdade.