Moda e Cidadania em pauta: evento do curso de Design une arte, diversidade e sustentabilidade

moda

Na última quinta-feira (22), o Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão foi palco de uma noite memorável que uniu moda, cidadania e sustentabilidade. Como parte da agenda de atividades do curso de Design, o evento reuniu estudantes, professores e convidados em uma programação que exaltou a potência criativa da moda como expressão social e ferramenta de transformação. 

A noite teve início com a palestra “Moda: Linguagem da Cidadania”, ministrada pelo renomado estilista, cenógrafo e ativista do movimento LGBTQIAPN+, Almir França. Em sua fala, Almir provocou reflexões profundas sobre o papel do design no mundo contemporâneo, defendendo que a presença de profissionais diversos no meio acadêmico é não apenas enriquecedora, mas essencial: 

“As universidades precisam estar atentas ao que acontece no mundo. O design é sine qua non – se você não entende o mundo, você não consegue desenhar para ele. A presença de profissionais diversos, atuantes na multiplicidade do design, é fundamental para que a formação acadêmica dialogue com a realidade”, afirmou. 

Para Almir, falar de moda e design hoje exige também um olhar crítico sobre o uso da palavra “diversidade”. Segundo ele, é preciso decupar o conceito e compreender suas várias camadas: 

“A diversidade no design pode ser apenas traços diferentes. A diversidade entre pessoas pode ser só diferença física. Mas no mundo moderno isso já não dá conta. A gente precisa saber exatamente do que está falando quando diz ‘diversidade’, senão continuamos mascarando o debate e impedindo avanços reais”, pontuou. 

Após a palestra, o público acompanhou um desfile de moda sustentável, com peças criadas por Almir França, resultado de uma coleção que destacou os princípios da moda circular e a importância da preservação ambiental. 

Para a coordenadora do curso de Design, professora Aline Botelho, o evento foi um marco no processo de ensino-aprendizagem: 

“Trazer um nome como o do Almir França para o nosso espaço é reafirmar o que o UniFOA preza: uma formação plural, crítica e conectada com as demandas atuais do mercado e da sociedade. A moda é, sim, uma linguagem da cidadania. E ver nossos alunos desfilando que pensam em sustentabilidade e inclusão, é muito gratificante.” 

O evento evidenciou o papel do curso de Design como um espaço de experimentação e diálogo com o mundo, onde moda, cultura, meio ambiente e cidadania se encontram para formar profissionais atentos às transformações do presente e preparados para construir futuros mais justos e criativos. 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas