Música para concentração: 3 estilos que são mais indicados

A música para concentração é um tema ligeiramente controverso. Há algumas décadas, muitos professores afirmavam que estudar com música não era uma boa ideia por conta da distração que o áudio poderia causar. Em contrapartida, algumas pessoas afirmavam que era possível estudar bem com música de fundo. Desde o embate, diversos estudos foram conduzidos para ver a relação da música com nossa performance cognitiva.

O que foi descoberto é que, de fato, existem estilos que podem ser eficazes para o aprendizado. A regra geral é que eles não devem tirar seu foco de maneira direta. As músicas devem servir como um “pano de fundo”, e não propriamente como uma fonte de lazer, pelo menos no momento do seu aprendizado.

Nesta postagem, nós falaremos quais são os melhores estilos para turbinar sua concentração e deixar seus estudos menos monótonos durante a semana. Ficou interessado e quer saber mais? Continue sua leitura até o final!

1. Instrumental

A princípio, os estilos que mais facilitam a concentração são os instrumentais. Aqui, não importa exatamente qual estilo de música, ela pode ser eletrônica, hip hop, rock, blues, jazz ou qualquer outro gênero que seja do seu agrado.

Entretanto, é preciso fazer algumas distinções importantes: a música não deve estar muito alta, o estilo não pode ser tão agressivo a ponto de distrair sua leitura e é preferível que a música tenha alguma composição repetitiva e pouco complexa.

Leia também:  Por que cursar uma faculdade de Ciências Contábeis?

Cada um desses pontos ajuda a escolher a melhor trilha sonora para o seu estudo. Estilos como o lo-fi (hip hop) e o jazz costumam ser alguns dos mais apropriados para o aprendizado.

2. Ruído branco

O ruído branco é aquele som repetitivo, agradável e que não apresenta uma definição muito clara. Esses tipos de ruídos apresentam variações e normalmente são utilizados para mascarar sons externos que afetam nossa atenção.

Muitas pessoas utilizam sons da natureza para conseguir um efeito calmante. Os barulhos de chuva, de ondas e até mesmo de animais dentro da selva, por exemplo, são utilizados para mudar a ambientação e trazer uma certa tranquilidade para quem está ouvindo.

O ponto importante aqui é que o ruído branco ainda não é totalmente comprovado pela ciência. Além disso, existem indícios de que, em excesso, pode haver malefícios para a audição. Para não errar na dose, é importante maneirar o volume e a duração desse ruído durante seu dia. Como um adendo, saiba que existem músicas instrumentais com ruído branco. Com uma pesquisa rápida no YouTube, por exemplo, você consegue encontrar uma listagem enorme sobre esse tipo de áudio.

3. Música clássica

Por fim, fica aqui nossa recomendação honrosa para a música clássica, que há muito tempo aponta vários benefícios para nossa cognição. Apesar de pouco popular, a música clássica é extremamente agradável e traz consigo uma enorme cultura.

Leia também:  Jovem Aprendiz: O primeiro passo rumo ao mundo profissional

Para quem vai estudar, esse tipo de gênero pode ser outra grande escolha. Entretanto, não se esqueça de maneirar no volume e de escolher trilhas que realmente sejam condizentes com um momento de aprendizado. Todas as regras acima se aplicam aqui também.

Agora que você entende um pouco mais sobre a música para concentração, tente combinar essas dicas acima com sua rotina. Só evite playlists agitadas e com letra — a maior parte dessas músicas tira nosso foco instantaneamente (muito em função da vontade de cantar cada estrofe).

Gostou da postagem? Comente abaixo sua opinião sobre o assunto ou sobre seu estilo preferido — queremos saber sua opinião sobre o tema!

musica para concentracao

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas