Na Hora H: CAIP promove atividade encorajadora para estudantes

caip

Falar em público pode ser intimidador para muitas pessoas, inclusive para os estudantes que precisam realizar diversas apresentações durante a graduação. Pensando nisso, o Centro de Aprendizagem e Inovação Pedagógica – CAIP organizou o “Na Hora H”, encontros semanais que tem o intuito de ajudar estudantes que, por algum motivo, tem dificuldade em se apresentar de maneira relaxante e descontraída.

A psicóloga Soraya Ferreira afirmou que o autoconhecimento pode ser uma das maneiras mais eficazes para superar esses sérios obstáculos:

“Só conseguimos enfrentar aquilo que conhecemos. Não podemos ir para a batalha com um ‘inimigo’ sem saber quem ou o que ele é. À medida que nos conhecemos, podemos nos preparar para enfrentar nossos maiores medos da melhor forma possível”.

Ao longo da atividade, todos os discentes compartilharam seus maiores medos, e como eles se tornaram barreiras tão grandes em suas vidas, além de explicar como tentam remediá-las, diariamente. Para que todos pudessem se tranquilizar e encontrar uma solução, foi aplicada uma atividade que ensinou técnicas de relaxamento para controle da ansiedade, uma das principais consequências do medo constante. Uma das técnicas é a respiração fragmática, que consiste no movimento do diafragma, que deve ser feita lentamente em um ambiente calmo para que o resultado buscado seja alcançado:

“Me sinto muito feliz em participar de uma iniciativa encorajadora como essa. Venho participar desses encontros com o mesmo objetivo que todos os estudantes aqui presente, que é de evoluir gradualmente como pessoa e profissional. Espero que eu alcance essa meta”, declarou Gustavo Luís, estudante de Sistemas de Informação do UniFOA, satisfeito com os resultados já visíveis em seu comportamento.

Leia também:  Engenharias e Mestrado em Materiais do UniFOA têm sete trabalhos selecionados para o Prêmio Crea-RJ

O CAIP é responsável por promover ações voltadas ao ingressante, à permanência e à melhoria da aprendizagem dos estudantes com os diversos serviços.

Os objetivos do Centro de Aprendizagem são promover o desenvolvimento de habilidades para o estudo, como a autogestão e a organização do tempo. As iniciativas também estimulam a interação entre os estudantes e professores, favorecendo, assim, o estabelecimento de redes de apoio e vínculos no ambiente acadêmico. Além disso, as atividades realizadas são computadas como horas de atividades complementares.