Na Semana do Meio Ambiente, UniFOA destaca compromisso com a sustentabilidade

Neste domingo, 05 de junho, é comemorado mundialmente o Dia do Meio Ambiente. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, que aconteceu entre 5 e 16 de junho de 1972. Neste ano, as Nações Unidas marcam a data com o tema “Uma só Terra”, a fim de conscientizar sobre a importância de proteger a atmosfera, a riqueza e a diversidade da vida no planeta.

Alinhado a esse comprometimento ambiental, o UniFOA é um centro universitário que tem protagonismo com ações, atividades e incentivos à sustentabilidade – como já foi destaque em entrevista do presidente da FOA, Eduardo Prado, ao Programa Dário de Paula

Além disso, também foi a primeira instituição de Volta Redonda a contar com o projeto Sala Verde, situado no prédio 18, no campus Três Poços. Essa proposta é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e busca implementar espaços socioambientais para atuarem como potenciais centros de informação e formação ambiental.

O impacto das ações humanas no meio ambiente tem causado cada vez mais danos, desmatamento, aquecimento global, escassez de recursos hídricos, falta de saneamento básico, mau uso de recursos naturais. As soluções para reverter tal realidade são inadiáveis.

Engenharia Ambiental

A partir desse cenário, a Engenharia Ambiental tem sido cada vez mais fundamental na reversão desse quadro. Uma vez que propõe soluções de controle da poluição, desenvolvendo novas tecnologias que apoiem instituições públicas e privadas na luta pela vida do planeta. Pensar em crescimento e desenvolvimento sem pensar nas questões ambientais não é uma opção, mas sim prerrogativa para a elaboração de qualquer projeto.

Leia também:  Destinado a estudantes de Educação Física, Enfermagem e Nutrição, PET-Saúde está com inscrições abertas nesta segunda-feira (13/03)

Segundo a coordenadora do curso, Samantha Grisol, o Centro Universitário de Volta Redonda prepara os estudantes desde o início da graduação para serem profissionais aptos a trabalhar pela evolução e integração sustentável da sociedade e do mercado de trabalho.

Nosso profissional, além de atuar em soluções para os problemas sanitários, também desempenha importante papel no caminho das empresas rumo à sustentabilidade, por meio de ferramentas como: otimizar o uso de máquinas, a partir de dados que mostram, em tempo real, a demanda da produção e a capacidade operacional exigida”, destacou.

Meio Ambiente
Alunos participam ativamente de ações através de projetos integrados visando a sustentabilidade.

Qualificação profissional

Samantha ainda detalha que o(a) engenheiro(a) ambiental formado pelo UniFOA sai capacitado para trabalhar no combate aos desperdícios de matéria-prima; para alinhar mais claramente os interesses da empresa com fornecedores e empresas terceirizadas – promovendo bem-estar no ambiente corporativo.

Outro ponto essencial é a “obtenção de certificações de sustentabilidade e boas práticas, como a ISO 14001, que aumentam a visibilidade e confiabilidade da empresa frente ao mercado”. Fator que reforça a preparação do egresso, preparado para pensar o futuro mais consciente e estabelecer o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

Vale destacar, que conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), até 2030, serão criados pelo menos 20 milhões de empregos ligados às práticas ambientais responsáveis. No Brasil, com grande território de proteção ambiental, exige-se a qualificação de muitos profissionais.

Com foco nessa qualificação, o curso de Engenharia Ambiental do UniFOA oferece um currículo inovador organizado em 5 eixos temáticos que se desdobram em 10 módulos de desenvolvimento de projetos, com espaços de aprendizagem que propiciam ao estudante, motivação, espírito criativo e empreendedor, e, sobretudo, estimula a aptidão colaborativa para contribuir no crescimento e na transformação das empresas com uma economia mais sustentável.

Leia também:  UniFOA marca comemoração pelo Dia do Cliente com ofertas nos cursos digitais, até 29 de setembro

Saiba mais informações sobre o curso de Engenharia Ambiental do UniFOA e inscreva-se gratuitamente para o Vestibular 2022.2, totalmente on-line, com opção de uso da nota do Enem ou a partir da realização de redação.