Neurocientista, ex-professor do UniFOA, visita a instituição

Neurocientista

O UniFOA recebeu uma visita especial na última quinta-feira, dia 22, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços. Após 42 anos, o neurocientista José Mauro Braz de Lima retornou ao Centro Universitário de Volta Redonda, onde foi professor por sete anos, e se reuniu com o presidente da FOA, Eduardo Prado.

Diretor-presidente do Instituto Brain Connect, Braz lecionou Neurologia de 1973 a 1980 no UniFOA, onde teve a carteira assinada pela primeira vez, quando a Escola de Medicina ainda ficava localizada em cima de um posto de gasolina, no bairro Aterrado.

Com pós-doutorado em Neurociência pela Universidade de Paris, ele esteve em Volta Redonda para palestrar sobre Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), no mesmo dia, a convite da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD) da Prefeitura Municipal de Volta Redonda.

Na visita ao presidente da FOA, discutiu-se a ideia de construção de um curso no UniFOA com a temática de Neurociência e a possibilidade de um congresso internacional nesta matéria para países de língua portuguesa.

“Os próprios alunos começam a ter interesse numa abordagem de saúde diferenciada. Porque a Medicina não faz; ela propicia com a criação do ambiente. O nosso papel é fomentar essas intrincadas relações para gerar produtos e o cliente é a sociedade”, afirmou o professor, que completou: “O álcool é um problema de saúde pública e uma das principais causas da deficiência cognitiva na infância, atrás apenas das doenças genéticas”.

Integrante da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas, a pediatra Neuza Jordão acompanhou o neurocientista nesse encontro. Membro do Conselho Fiscal da FOA, ela se formou na primeira turma de Medicina do UniFOA e participou da abordagem sobre firmar uma parceria para um trabalho social, direcionado a gestantes, com orientações sobre os malefícios do consumo de álcool durante a gravidez.

IMG 0533

Neuza afirma que apesar da coordenadoria não ser diretamente da pasta da Saúde, essa ação impacta nesse sentido. “Porque alcoolismo é uma doença multifatorial e multisetorial. Então, há grande relevância do tema no setor de saúde, da assistência social, da prevenção e do cuidado”, exemplificou.

Ela conta sobre a importância de receber o professor: “Ele é uma referência no Brasil, como a maior autoridade da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) e também internacional. Estamos discutindo o tema aqui em Volta Redonda já faz um ano, embora o assunto já seja tratado no Brasil há 42 anos”.

Para Eduardo Prado, foi uma honra receber o professor Braz: “É de fato muito importante levar informação às grávidas, principalmente sobre a gravidade das consequências do álcool na vida delas e do bebê. Foi uma honra receber o professor, que começou a vida acadêmica conosco, com suas ideias e propostas tão importantes; a informação é a vacina para estas mulheres. E que este trabalho que ele está realizando possa ser replicado por todo o país. A FOA está de portas abertas”, afirmou o presidente.

Ainda segundo Neuza, o professor está no município para ajudar a formar esta grande rede de atenção às grávidas. Não somente em Volta Redonda, mas em toda a região. “A gente entende que este trabalho precisa ser feito em rede. Tudo precisa estar muito consolidado. A nossa preocupação é fazer a prevenção chegar antes do problema, algo como uma vacina social. Então, essa formação de rede é muito importante, porque falta informação para as grávidas”, completou.

Vinícius Silva, estudante de Psicologia que trabalha junto à Neuza Jordão na Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas e também participou da visita, avalia que o assunto é pouco divulgado: “É preciso levar muita informação a esta população. A gente sabe que as mudanças e a prevenção só podem ocorrer através de informações”.