Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda, o Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (Mecsma) do UniFOA promoveu uma importante formação voltada a professores da rede pública e particular da região. O encontro teve como tema a autorregulação da aprendizagem, conceito essencial na educação contemporânea que busca desenvolver a autonomia dos estudantes em seus processos de aprendizado.
De acordo com a professora Bruna Casiraghi, coordenadora do Mecsma, o evento representa um marco na integração entre universidade e escolas.
“A autorregulação da aprendizagem é um tema extremamente atual e muito importante nas discussões sobre educação, principalmente neste momento pós-pandemia. Trabalhar as habilidades de aprendizagem das crianças e a capacidade de continuarem aprendendo ao longo da vida é muito mais relevante do que apenas ensinar conteúdo”, destacou.
Bruna explica que essa abordagem estimula a autonomia e o pensamento crítico dos alunos.
“Quando os estudantes aprendem a regular seus próprios processos de aprendizado, eles se tornam mais independentes, alcançam melhores resultados e têm mais sucesso escolar. Existem pesquisas que comprovam que alunos mais autorregulados são mais capazes de atingir seus objetivos e metas acadêmicas”, completou.
A formação pedagógica contou com a presença da professora Evely Boruchovitch, referência nacional no tema e docente titular da Faculdade de Educação da Unicamp, e da professora Natália Moraes Góes, da UNESP – Campus Marília. Para Evely, esse tipo de parceria entre universidades e secretarias de educação é fundamental para fortalecer o ensino.
“Acho extremamente importante essa iniciativa. As universidades precisam ajudar os professores a utilizarem evidências científicas na prática pedagógica. Essa aproximação deve se repetir muitas e muitas vezes”, afirmou.
Ela também reforçou o impacto da formação continuada na construção de uma sociedade mais crítica.
“Investir na formação de professores é investir nas gerações futuras. Professores mais capacitados formam cidadãos mais conscientes e pensantes”, pontuou.
Já a professora Natália ressaltou que o diálogo entre universidade e escolas precisa ser constante.
“A universidade reflete continuamente sobre educação, mas muitas vezes esse conhecimento não chega aos professores. É essencial que essa aproximação se torne cada vez mais articulada, para que a pesquisa chegue à escola e que a escola também contribua com a universidade”, disse.
Durante sua fala, Natália apresentou estratégias práticas que ajudam os estudantes a aprender de forma mais eficiente.
“As estratégias de aprendizagem são procedimentos que os alunos podem usar para compreender e reter conteúdos como sublinhar, resumir textos, criar mapas conceituais ou utilizar metodologias ativas. O papel do professor é fundamental nesse processo”, explicou.
Para Bruna, o sucesso do encontro reforça o papel do Mecsma como agente de transformação educacional.
“Foi um grande ganho para todos os professores da região. Tivemos participantes de Volta Redonda, Piraí, Rio Claro, Pinheiral e outras cidades. Nossa intenção é ampliar esse tipo de ação, promovendo cada vez mais oportunidades de interação entre a universidade e as escolas, para uma prática docente mais crítica, reflexiva e efetiva”, concluiu.
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