Novos modelos de aprendizagem é tema de palestra do SEMERJ

Aconteceu nesta terça-feira (26), no auditório William Monachesi do campus Olezio Galotti em Três Poços, a palestra Novos Modelos para a Gestão da Aprendizagem, ministrada pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento do UniFOA, Maximiliano Damas, por meio da Universidade Corporativa do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj).

O encontro teve como objetivo apresentar o novo contexto educacional pós-pandemia pela perspectiva do mercado, da sociedade e da regulação, refletindo sobre as tendências da gestão universitária para se adaptar às novas formas de ensino e às experiências de aprendizagem inovadoras.

Cerca de 40 pessoas participaram do evento que ocorreu de forma híbrida, e tendo como público-alvo dirigentes, acadêmicos, coordenadores de curso, membros de NDE, docentes e tutores.

IMG 4753@0.33xDurante a palestra, os presentes puderam se inteirar de um olhar propositivo sobre o contexto atual, pela ótica dos desafios e oportunidades, bem como a razão da educação ter se transformado na grande percursora das mudanças e ainda, a provocativa sobre o fato de gestores, professores e alunos estarem ou não preparados para possíveis aprendizados durante toda a vida.

A Pró-reitora de Extensão Ana Carolina Callegario destacou a importância do tema trazendo reflexões a respeito da questão tecnológica e acadêmica. “Temos ouvido falar em inovação e acredito que isso se estenderá por muito mais tempo. O palestrante trouxe um contexto daquilo que estamos acostumados no dia a dia e pela primeira vez consegui entender melhor o que seria essa tecnologia que tanto se fala. Deste modo, o que mais me fez refletir diante de tudo que foi apresentado é que precisamos fazer adequações de acordo com o nosso público. Então, se eu imaginar que os meus desejos são peculiares à minha pessoa, eu também tenho que pensar que a forma de fazer chegar qualquer produto ao meu aluno tem que ser da melhor forma para ele”, destacou a pró-reitora.

Leia também:  Professores do curso de Direito palestram sobre Novos Desafios para Educação Jurídica no IAB

O Pró-reitor Acadêmico, Luciano Marins enfatizou sua visão sobre como o UniFOA estará daqui a alguns anos de acordo com essas transformações tecnológicas e acadêmicas. “Inicialmente agradeço ao professor Maximiliano pela visão não só de momento atual, mas também de futuro e a necessidade da instituição, de entregar um indivíduo pronto para o mercado de trabalho e ainda assim estarmos atentos às novas tecnologias e das metodologias que estão sendo utilizadas. Entendemos que é um momento de muita transformação e o UniFOA está tentando se adaptar à essas mudanças, capacitando o corpo docente e os gestores, de modo a trazer para os alunos algo diferente e novo para que eles façam a diferença na sociedade”, finalizou Luciano.

Considerando que estamos experimentando uma crise de atualização de nosso sistema operacional, Maximiliano explica qual seria o maior desafio do UniFOA, enquanto parte do processo educacional. “São vários desafios, mas acredito que o maior deles, seja a oportunidade que temos de nos aproximar ainda mais da realidade dos nossos estudantes, da sociedade de Volta Redonda e do Sul Fluminense, através da mobilização dos nossos professores”. E conclui, “Que possamos ter dentro da instituição a cultura da experimentação como uma fonte própria de riqueza, de modo a encontrarmos as melhores soluções e que não sejam soluções para o mundo todo, mas para nós, para o nosso entorno”.

IMG 4721@0.33xO superintendente-geral da FOA e vice-presidente executivo do Semerj, José Ivo, fala sua visão sobre as ações que estão sendo realizada pela universidade corporativa. “Tudo o que foi apresentado aqui é uma prova real de ações que criamos como plano de trabalho. O compromisso da universidade corporativa, que atualmente é coordenada pelo professor Alexandre Nicolini, busca justamente trazer esses eventos de encontro com temas atuais, visando contribuir com as instituições de ensino neste novo cenário em que estamos vivendo”, concluiu José Ivo.

Leia também:  Inscrições abertas para Bolsa de Iniciação à Docência a estudantes de Educação Física e Ciências Biológicas do UniFOA

Por Jeniffer Marcato – Estagiária da Comunicação