Nursing Now: entenda a importância do movimento na Enfermagem

Já ouviu falar sobre o Nursing Now? A campanha mundial que significa Enfermagem Agora surgiu para valorizar e fortalecer a categoria da Enfermagem, formada por enfermeiros, técnicos e auxiliares, visto que é de fundamental importância para a área da saúde. Aliás, isso ficou ainda mais evidente com a pandemia do novo coronavírus.

A ideia do movimento é reconhecer o trabalho da Enfermagem com ações concretas e melhorar a saúde global. A iniciativa surgiu no Reino Unido e alcançou 30 países, incluindo o Brasil. Quer entender melhor o que é essa campanha global, seus objetivos e importância? Acompanhe nosso post!

O que é o movimento Nursing Now?

É um movimento voltado para as celebrações do Ano Internacional da Enfermagem, em 2020, criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros e da Organização Mundial da Saúde (OMS). As patronas do Nursing Now são a duquesa Kate Middleton e a atriz britânica Emilia Clarke.

O ano das comemorações é 2020, pois é quando se celebram os dois séculos do nascimento de Florence Nightingale, a britânica considerada uma precursora da Enfermagem da forma como a carreira é hoje.

Movimento no Brasil

No país, o movimento foi iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e do Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, entidade ligada à USP. O lema da campanha por aqui é “Onde há vida, há Enfermagem”.

Quais são os objetivos dessa campanha no Brasil?

O intuito é valorizar e fortalecer a classe da Enfermagem, destacando o papel crucial desses profissionais no funcionamento dos serviços de saúde. Isso porque é com o trabalho da categoria que os países podem melhorar os indicadores de saúde regionais e nacionais.

Leia também:  Você já conhece o ChatGPT? Veja o que é!

Assim, no Brasil, os objetivos do Nursing Now são:

• aprimorar a educação e o desenvolvimento profissional da classe profissional da Enfermagem;
  • melhorar as condições de trabalho para a categoria;
  • disseminar práticas inovadoras na Enfermagem, sempre a partir de evidências científicas.

Por que o Nursing Now é tão relevante para os profissionais da saúde?

A campanha lança luz para a Enfermagem e para todos os profissionais do setor da saúde, levantando pontos como a necessidade de melhores condições de trabalho, o que se evidenciou ainda mais com todos os desafios trazidos pela Covid-19.

É necessário um reconhecimento maior no setor público e privado, especialmente porque, além do conhecimento técnico e científico adquirido com uma boa faculdade, é preciso ter preparo emocional para lidar com a rotina de trabalho.

Por último, o Nursing Now traz a questão do protagonismo da saúde, apontando que são essenciais os cuidados para com os pacientes, bem como a atuação em cargos de gestão e a participação em discussões com os governos sobre saúde pública.

É importante que não só a classe profissional da Enfermagem, mas também os estudantes que querem se formar nessa carreira, conheçam o Nursing Now e participem da iniciativa. Por isso, busque boas instituições de ensino superior, que trabalhem de acordo com as metas propostas pela campanha global, ou seja, apoiando o movimento.

O UniFOA oferece um curso de Enfermagem de alta qualidade, com uma grade curricular completa e atualizada. Conheça mais sobre essa graduação: é só entrar em contato conosco!

Leia também:  Como colocar a matéria atrasada em dia? Confira 6 dicas!
nursing now