Entenda o que é CRM médico e seus benefícios para profissionais da área

Se você tem interesse na área da Medicina, já deve ter se perguntado o que é um CRM médico. Esse termo é frequente na rotina desses profissionais de saúde e garante a segurança do médico, do local onde ele atende e também do paciente.

Primeiramente, é preciso saber que a sigla se refere ao Conselho Regional de Medicina. Assim, ele é um registro profissional responsável por garantir que o médico tem a formação que diz ter. Desse modo, é essencial para prevenir fraudes.

Neste post, mostraremos algumas informações importantes sobre o CRM médico que precisam ser conhecidas. Vamos lá?

O que é CRM médico?

Como mencionamos, CRMs são os conselhos regionais da categoria, ou seja, cada estado tem o seu conselho local. Além deles, vale mencionar que também existe o Conselho Federal de Medicina (CFM), que regula a profissão em âmbito nacional, mas não emite registro.

Dessa forma, é comum que os médicos se registrem imediatamente após a conclusão do curso, pois esse cadastro é necessário para atuar na área. Também permite a inclusão das especializações, desde que sejam reconhecidas pela área da Medicina. Cada médico tem o seu código numérico, que deve estar em seu carimbo de forma visível.

O CRM fiscaliza a atuação dos profissionais para garantir a prática ética e pautada nos conhecimentos científicos da Medicina. Com isso, certifica a segurança dos pacientes e contratantes, além de legitimar a prática do filiado.