Entenda o que é CRM médico e seus benefícios para profissionais da área

Se você tem interesse na área da Medicina, já deve ter se perguntado o que é um CRM médico. Esse termo é frequente na rotina desses profissionais de saúde e garante a segurança do médico, do local onde ele atende e também do paciente.

Primeiramente, é preciso saber que a sigla se refere ao Conselho Regional de Medicina. Assim, ele é um registro profissional responsável por garantir que o médico tem a formação que diz ter. Desse modo, é essencial para prevenir fraudes.

Neste post, mostraremos algumas informações importantes sobre o CRM médico que precisam ser conhecidas. Vamos lá?

O que é CRM médico?

Como mencionamos, CRMs são os conselhos regionais da categoria, ou seja, cada estado tem o seu conselho local. Além deles, vale mencionar que também existe o Conselho Federal de Medicina (CFM), que regula a profissão em âmbito nacional, mas não emite registro.

Dessa forma, é comum que os médicos se registrem imediatamente após a conclusão do curso, pois esse cadastro é necessário para atuar na área. Também permite a inclusão das especializações, desde que sejam reconhecidas pela área da Medicina. Cada médico tem o seu código numérico, que deve estar em seu carimbo de forma visível.

O CRM fiscaliza a atuação dos profissionais para garantir a prática ética e pautada nos conhecimentos científicos da Medicina. Com isso, certifica a segurança dos pacientes e contratantes, além de legitimar a prática do filiado.

Leia também:  Os motivos para investir em uma pós-graduação

Quais são os benefícios para os profissionais?

Além de saber o que é CRM médico, é bom ter em mente que ele também oferece alguns benefícios a quem se registra. Conheça as vantagens que os conselhos regionais apresentam.

Regulamentação da profissão

O primeiro e mais importante benefício do registro médico é a regulamentação da profissão. Isso garante credibilidade ao profissional, favorece melhores condições de trabalho e amplia o reconhecimento da sua atuação.

Disponibilização de conteúdos científicos confiáveis

Os conselhos de Medicina compartilham regularmente conteúdos científicos atualizados e confiáveis, que orientam a prática profissional. Do mesmo modo, realizam eventos que são importantes para a formação e a atualização constante na área da saúde.

Proteção legal

Outro aspecto importante do registro no CRM é que ele traz garantias legais aos trabalhadores. Nesse caso, as leis valem em âmbito nacional e têm como finalidade melhorar as condições de trabalho para a categoria.

Como obter o CRM?

Para obter o CRM médico, é preciso procurar a sede do órgão do seu estado ou uma delegacia autorizada. Na ocasião, deverá apresentar o comprovante de pagamento da taxa e os documentos exigidos, que variam de um estado para outro.

Vale destacar que, por ser um registro regional, só autoriza atuação naquele CRM. Assim, em caso de mudança de estado, é necessário fazer a transferência do registro conforme as regras locais.

Leia também:  Autoexplicação: como aplicar na rotina de estudos

Portanto, saber o que é CRM médico, suas regras e vantagens é fundamental para quem pretende seguir carreira na Medicina. Da mesma forma, é um conhecimento importante para conferir a idoneidade do profissional ao buscar atendimento em saúde.

Quer entender também como funcionam as especialidades médicas? Então, confira a diferença entre residência e especialização.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas