Revalida: o que é e como estudar para esse teste?

Você sabia que, para poder atuar em território nacional, o médico formado no exterior precisa prestar um exame para revalidação do diploma — o Revalida?

Essa prova, criada em 2010, tem o objetivo de simplificar o processo de reconhecimento da formação em Medicina para que esses profissionais recebam a autorização para trabalhar no Brasil.

Se você tem dúvidas sobre esse assunto, não perca este post. Nele, explicaremos o que é, como funciona e quem pode prestar o Revalida. Além disso, daremos algumas dicas de estudo para o exame. Continue a leitura e confira!

O que é o Revalida e para quem ele é destinado?

O Revalida (ou Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos) tem o objetivo de simplificar o reconhecimento dos diplomas de faculdades de Medicina emitidos no exterior — processo que, antes, era realizado de diferentes formas pelas instituições de ensino nacionais.

Somente com essa aprovação o médico formado fora do país poderá obter a autorização do Conselho Regional de Medicina para trabalhar.

Como o exame funciona?

De acordo com a Lei nº 13.959, o Revalida deve ser aplicado semestralmente, com o edital sendo publicado em até 60 dias antes de sua realização. Para participar do exame, o candidato deverá fazer a inscrição de acordo com o prazo do edital e pagar as taxas referentes a cada etapa do processo.

O exame é dividido em duas partes:

• avaliação escrita — prova eliminatória composta por 100 questões de múltipla escolha, com duração de 5 horas, além de mais 5 questões discursivas, com duração de 4 horas;
  • habilidades clínicas — também de caráter eliminatório, essa avaliação é composta por 10 estações nas quais o candidato deverá realizar diferentes tarefas para demonstrar as suas habilidades no exercício da função.