Saiba quais são os maiores desafios atuais da engenharia civil!

A crise financeira traz oportunidades para quem sabe aproveitá-la. E isso serve para qualquer profissional, em qualquer área de atuação. Se você ainda não decidiu qual será o seu futuro, é hora de buscar se informar sobre o que está acontecendo no mercado. E hoje vamos falar um pouco sobre os desafios da engenharia civil.

O engenheiro civil é o responsável pela execução de diversos projetos fundamentais para a sociedade. Este é o profissional que responde pela construção de prédios, pontes, viadutos, abertura de ruas, reformas de imóveis dentre outros segmentos de igual importância.

Com a crise financeira, alguns engenheiros civis passaram a enfrentar dificuldades para se manter no mercado de trabalho. Mas a verdade é que sempre haverá espaço para profissionais criativos e preparados para enfrentar os principais desafios que a área apresenta.

Todas as profissões passam por um momento de dificuldade e somente os melhores de cada segmento conseguirão sobreviver. Veja, abaixo, alguns desafios para os engenheiros civis do futuro.

Fazer mais com menos

A engenharia se acostumou, nos anos de ouro da economia brasileira, a trabalhar com fartura de materiais nobres e muita mão de obra para executar os projetos. Agora esses tempos ficaram para trás.

As empresas precisam de profissionais criativos, capazes de executar projetos com a mesma excelência, porém utilizando menos recursos. E isso é possível!

Leia também:  Semana Acadêmica das Engenharias aborda perspectivas e expectativas para o pós-pandemia

A tecnologia cada vez mais avançada permite que a engenharia opte por formas alternativas de execução, utilizando materiais novos, versáteis e de baixo custo.

Quem conseguir colocar isso em prática, certamente terá mais mercado no futuro.

Trabalhar com materiais alternativos

Materiais alternativos, que possam ser aproveitados e moldados a diferentes necessidades vêm sendo cada vez mais requisitados no mercado atual. A engenharia civil passou muito tempo trabalhando com itens rígidos como areia, cimento, asfalto etc.

Agora é hora de buscar alternativas que possam tanto deixar a obra mais barata como contribuir com o meio ambiente.

Atualmente já podem ser encontrados tijolos e cimento ecológicos, feitos de materiais mais leves e menos agressivos ao meio ambiente. O mesmo fenômeno vale para as tintas minerais, feitas por meio de elementos da própria terra e que não emitem gases durante a sua produção.

Ser eficiente nos projetos

A engenharia civil atual não tem tanto espaço para refações de projetos. É preciso ser preciso do começo ao fim da execução e, por isso, a eficiência é uma característica fundamental para os engenheiros do futuro.

O custo de se refazer uma obra pode até mesmo inviabilizá-la e o país já não está mais nadando em dinheiro, pelo contrário! Por isso, você precisará reunir técnicas e conhecimentos extras para oferecer ao contratante soluções definitivas e que não necessitem ser refeitas.

Leia também:  Vale a pena mudar de cidade para fazer faculdade? Como se preparar?

Instrumentos de controle de qualidade, vistorias, treinamento de pessoal e participação em cursos e seminários para atualização de conhecimentos são itens que deverão estar no seu horizonte profissional desde o início do curso.

A engenharia civil é uma das profissões mais procuradas no mercado e, assim como todas as outras, passa por um momento de adaptação às necessidades trazidas pela crise financeira. Neste cenário, somente os ótimos profissionais sobreviverão.

Se você quiser ser um destes, dedique-se bastante ao seu curso e esteja sempre atualizado. Caso você ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário aqui no post!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas