‘Insegurança Alimentar na América Latina e Caribe’ é tema de palestra promovida por Liga Acadêmica de Segurança Alimentar e Nutricional

image00003

“Insegurança Alimentar na América Latina e Caribe” foi tema de palestra promovida pela Lasan (Liga Acadêmica de Segurança Alimentar e Nutricional), do curso de Nutrição, na última semana. O evento aconteceu no Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão, no Campus Olezio Galotti, em Três Poços, na quinta-feira (3) à tarde.

O palestrante convidado, Bruno Menezes Jordão, discorreu sobre a superação de alguns paradigmas antigos para conseguir entender a fome atualmente, e para isso usou os dados do último relatório da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) que diz respeito a América Latina e Caribe como um todo.

“Um conceito que se tem da fome, desde muito antigamente, é que as pessoas a entendem como uma doença, um agente etiológico, no entanto, a fome é a manifestação de vários casos de privação, que acarretou aquilo”, explicou o nutricionista Bruno, que também é técnico de análises clínicas.

Marluce Cordeiro, estudante do 5º período de Nutrição e diretora de Propaganda e Marketing da Lasan, avaliou a necessidade de abordar sobre o tema. “A segurança alimentar e nutricional é um direito de todos, mas o panorama apresentado no nosso último encontro, com os dados colhidos pelo nosso colega Bruno, nos mostra que, infelizmente, a insegurança vem aumentando”.

Segundo ela, este assunto se torna muito “delicado” para nutricionistas, pois reflete diretamente nos mecanismos de atuação da profissão. “Lidar com a fome é algo devastador. Lidar com uma população carente de recursos para uma alimentação saudável e nutritiva é muito difícil! Como ajudar quem precisa se os recursos faltam, se tem custo elevado, se não existem políticas que cuidem dos cidadãos e disponibilizem uma alimentação de qualidade para eles? É quase impossível! Então esse assunto acaba não tendo a ênfase que precisaria, pois é algo de proporções enormes. O trabalho é árduo, lento e precisa de atenção”, ressaltou ela.

Além da participação dos estudantes, o coordenador de Nutrição, Alden dos Santos Neves também marcou presença. Na entrada da palestra, a liga arrecadou alimentos não-perecíveis para montagem de cestas básicas, que serão distribuídas para a população em situação de vulnerabilidade social do bairro Três Poços, em Volta Redonda.

 

Por Bárbara Vidal
Estagiária de Jornalismo

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas