Parceria FOA e CSN, com apoio da PMVR, impulsiona inovação e desenvolvimento

A longa e produtiva parceria entre a Fundação Oswaldo Aranha (FOA) e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) avançou mais um passo importante em direção à inovação e ao desenvolvimento da indústria de siderurgia. Executivos de ambas as instituições se reuniram na manhã de ontem (27) dentro da usina para discutir soluções, apresentar progressos e resultados de projetos em andamento, bem como explorar oportunidades futuras.

Nos últimos dois anos, a FOA apresentou à CSN um total de 23 projetos, dos quais cinco estão atualmente em andamento, com três deles em estágios avançados. O pró-reitor de planejamento e desenvolvimento do UniFOA e ex-diretor executivo de siderurgia da CSN, Márcio Lins, destacou o funcionamento eficaz do cronograma e a sinergia entre as partes. “Todos esses projetos são uma situação de ganha/ganha. A partir do reconhecimento dos projetos em andamento, a companhia está propondo novos desafios a FOA e ao UniFOA. A CSN tem interesse no desenvolvimento tecnológico relacionado a esses projetos, enquanto a FOA busca fortalecer a colaboração universidade e empresa”, afirmou.

Lins enfatizou que a FOA futuramente, por meio do seu Centro de Inovação e Tecnologia, visa estabelecer uma interação regular com outras empresas, transformando-se em uma prestadora de serviços de excelência. Ele ressaltou a importância dos processos adotados pela instituição de ensino para atender às demandas do setor produtivo, impulsionando o seu crescimento.

O presidente da FOA, Eduardo Prado, ressaltou o compromisso da FOA em levar tecnologia para agilidade e assertividade no processo de produção, além das melhores práticas acadêmicas para propor soluções por meio de pesquisa e inovação. Eduardo destacou ainda o impacto positivo na economia, empregabilidade e transformação da vida das pessoas e empresas.