Bolsas e Financiamentos

PIBIC/PIBIT

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica

O que é o Pibic?

O PIBIC-PIBIT são programas de incentivo para alunos de graduação com vocação para a pesquisa científica e tecnológica em todas as áreas de conhecimento administrado diretamente pelo UniFOA. Os projetos se consolidam através de ações que visam conjugar os interesses e ideias do bolsista e do orientador, com vistas a estimular o potencial criativo dos alunos e a aplicação do conhecimento técnico-científico do orientador. As ações de oferta, acompanhamento e avaliação de projetos de iniciação científica (PIBIC) e de inovação tecnológica (PIBIT) são de responsabilidade do Núcleo de Pesquisa (NUPE), vinculado à Pró-Reitoria de PósGraduação e Pesquisa (PROPPG), e são planejadas e gerenciadas diretamente pelo UniFOA.

pibic modelo

O que é o PIBIC-PIBIT?

O PIBIC-PIBIT são programas de incentivo para alunos de graduação com vocação para a pesquisa científica e tecnológica em todas as áreas de conhecimento administrado diretamente pelo UniFOA. Os projetos se consolidam através de ações que visam conjugar os interesses e ideias do bolsista e do orientador, com vistas a estimular o potencial criativo dos alunos e a aplicação do conhecimento técnico-científico do orientador.

As ações de oferta, acompanhamento e avaliação de projetos de iniciação científica (PIBIC) e de inovação tecnológica (PIBIT) são de responsabilidade do Núcleo de Pesquisa (NUPE), vinculado à Pró-Reitoria de PósGraduação e Pesquisa (PROPPG), e são planejadas e gerenciadas diretamente pelo UniFOA.

Como é?

A Iniciação Científica deve ser realizada em um tema relevante seguindo um projeto de pesquisa. Para tal, é necessário que haja um professor orientador capacitado na área escolhida. 

Os alunos de Iniciação Científica atuam no apoio técnico e metodológico à realização de um projeto institucional de pesquisa, ao mesmo tempo em que desenvolve suas atividades em seu curso de graduação. Os alunos podem realizar a Iniciação Científica como bolsista ou como voluntário, independentemente da existência de bolsas para tal finalidade. 

As ações de oferta, acompanhamento e avaliação de projetos de iniciação científica (PIBIC) e de inovação tecnológica (PIBIT) são de responsabilidade do Núcleo de Pesquisa (NUPE), vinculado à Pró-Reitoria de PósGraduação e Pesquisa (PROPPG), e são planejadas e gerenciadas diretamente pelo UniFOA.

Como fazer?

Os seguintes passos são recomendados aos alunos de graduação do UniFOA interessado em fazer Iniciação Científica e Inovação Tecnológica: 

  1. Identificar a área de pesquisa correspondente ao seu curso de graduação e ao seu tema de interesse;
  2. Encontrar um orientador habilitado;
  3. Ajustar seu horário de modo a permitir uma dedicação às atividades acadêmicas e de pesquisa, em ritmo compatível com as atividades exigidas pelo curso durante o ano letivo e de forma intensificada durante o período de férias letivas;
  4. Verificar se há disponibilidade de horário de trabalho em comum com o orientador. Caso não haja, deve encontrar outro orientador;
  5. Elaborar, em conjunto com o orientador, um projeto de pesquisa;
  6. Apresentar ao NUPE o projeto de pesquisa, juntamente com o currículo lattes do(s) aluno(s) e do orientador, histórico escolar do(s) aluno(s) e o formulário devidamente preenchido.
  7. Apresentar relatórios técnicos periodicamente, seguindo o explícito no edital da Iniciação Científica;
  8. Apresentar os resultados, parcial ou final, no Colóquio Técnico Científico do UniFOA.
  9. Publicar o trabalho e após a conclusão final, explicitar no artigo os vínculos com a Iniciação Científica, Núcleo de Pesquisa e o UniFOA.

Os coordenadores de cursos de graduação e os chefes de departamento podem orientar os alunos nos passos 1 e 2, verificando se existe necessidade ou possibilidade de articulação de parcerias com os Programas de Pós-graduação, ou eventualmente de outras Instituições.

Os demais passos devem ser acordados com o orientador. As bolsas concedidas pelo UniFOA deverão obedecer às normas contidas em edital próprio, publicado anualmente no segundo semestre letivo.

É importante lembrar, entretanto, que a Iniciação Científica e a Inovação Tecnológica podem ser realizadas em regime de voluntariado, independentemente da existência de uma bolsa de apoio, em fluxo contínuo.

Vantagens para o aluno

bolsa de estudos

Como obter bolsa de incentivo

a Pró-Reitoria do UniFOA tem concedido bolsas que dependerão da qualidade/impacto dos projetos de pesquisa, dos currículos dos docentes e discentes envolvidos. O procedimento para sua obtenção está condicionado às regras estabelecidas pelos órgãos de incentivo em questão e pela avaliação dos membros do Núcleo de Pesquisa do UniFOA. 

Os alunos interessados devem solicitar ao orientador que avalie as possibilidades de obtenção da bolsa perante os órgãos responsáveis. As solicitações de bolsas a eles podem, em alguns casos, ser efetuadas em qualquer período do ano (denominadas de fluxo contínuo), enquanto que em outros estão condicionadas à publicação de editais específicos. 

Dentro do contexto estrutural do UniFOA, a Iniciação Científica e a Inovação Tecnológica podem ser feitas no âmbito dos cursos de graduação em parceria com o Núcleo de Pesquisa. Dentro das orientações explícitas em edital próprio do UniFOA; docentes, mestres, doutores e discentes poderão participar do programa. 

Cadastro de Atividades de Pesquisa

O acesso ao Formulário de Cadastro de Atividade de Pesquisa, será feito exclusivamente através do link “Área Restrita”. 

Os documentos necessários para a inscrição do projeto são: 

  • 01 (uma) via do formulário de pesquisa, devidamente preenchido com o Projeto de Iniciação Científica; 
  • Parecer do coordenador ou do setor onde será desenvolvida a pesquisa. 

 

Serão acessados e analisados por meio eletrônico os seguintes documentos: 

  • Histórico escolar do acadêmico; 
  • Currículo Lattes do acadêmico; 
  • Currículo Lattes do(a) professor(a) orientador(a) e do(s) professor(es) colaborador(es), quando houver, com informações dos últimos 3 (três) anos. 

A inscrição deverá ser efetuada com a apresentação dos documentos discriminados e, encaminhados ao Núcleo de Pesquisa via protocolo geral, através da divisão de secretaria, localizada no Centro Geral de Administração (CGA) no Prédio 5 do Campus Universitário Olezio Galotti (Três Poços). 

Inscreva-se

As solicitações de bolsas podem ser efetuadas em qualquer período do ano, com exceção daquelas condicionadas à publicação de editais específicos.

NOTÍCIAS

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas