Pode ser bonito nascer no SUS: Um projeto desenvolvido por alunos de três cursos do UniFOA

Mais de cem estudantes desenvolveram a cartilha Pode Ser Bonito Nascer no SUS. Um projeto desenvolvido em 2021 na disciplina de Projetos Integrados sob a orientação das professoras Patrícia Rocha do curso de Design, Paula Melo de Nutrição e Paula Chagas de Odontologia. 

O nome da cartilha é baseada na essência do trabalho desenvolvido na maternidade do Hospital São João Batista, a partir do anseio dos médicos: Débora Shalaguti, Arthur Vilela e Mariana Marinho em mudar a realidade do nascimento no SUS, na cidade de Volta Redonda. Tendo como premissa básica a missão de oportunizar a todas as gestantes o tratamento mais humanizado possível durante toda a sua estadia no hospital, visando a busca pela humanização do parto, respeitando a subjetividade de cada mãe e do bebê e olhando atentamente as necessidades emocionais, culturais e espirituais de cada uma.  

marca projeto

Para o doutor Arthur Villela, um dos responsáveis do projeto, a vontade e esperança é de transformar a única maternidade pública da cidade em um centro de acolhimento seguro e respeitoso para todas as usuárias e familiares. “Nosso objetivo é mudar a cultura do nascer, respeitando a fisiologia do parto, o protagonismo da mulher no parir e a Medicina baseada em evidências científicas, para que assim, o HSJB se torne um lugar seguro para as mães ganharem seus bebês”, explicou o médico ginecologista e obstetra. “Tenho certeza que este material será de grande importância e tenho fé que outras e mais parcerias venham por aí”, finalizou. 

Segundo a professora, Paula Melo, do curso de Nutrição, as contribuições são inúmeras. Para os alunos, visto que são levados a trabalhar com estudantes de outros cursos. “Por parte da Nutrição, posso dizer que temos um produto produzido pelos alunos do 2º período para melhor orientação de gestantes portadoras de hipertensão e diabetes, a se alimentarem melhor a fim de obterem uma vida mais saudável durante o processo da gestação”, destacou. 

Leia também:  Páscoa Solidária: UniFOA doa 74 caixas de bombons para crianças em Barra Mansa

Segundo a professora do curso de Design, Patrícia Rocha, a disciplina de Projetos Integrados estrutura os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante o desenvolvimento do curso, oferecer vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais. “No caso do Hospital São João Batista foi muito gratificante poder ajudar no projeto do Dr. Arthur, tornando o atendimento mais humanizado. Os alunos dos três cursos: Design, Nutrição e Odontologia tiveram a oportunidade de ter um embasamento prático dos conceitos teóricos ministrados em sala de aula em torno de uma atividade única”, concluiu. 

A professora, Paula Chagas do curso de Odontologia frisou que este projeto multidisciplinar serviu para que os cursos pudessem se complementar. “Achei muito interessante a integração dos cursos. Para os alunos é maravilhoso esse contato. Durante o processo de produção pudemos derrubar os mitos que haviam por parte das gestantes com relação as consultas dentárias no período gestacional por meio de informações úteis para que as futuras mamães tomem os cuidados necessários nesse processo”, pontuou. 

Confira aqui a Cartilha: https://sites.unifoa.edu.br/downloads/cartilha-Podeserbonitonascernosus.pdf

Jeniffer Marcato – Estagiária do Núcleo de Jornalismo

 

 

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas