Pós-graduação em Harmonização Orofacial do UniFOA recebe novos estudantes

harmonização

Os procedimentos de harmonização, que consistem na utilização de técnicas para proporcionar mais equilíbrio entre o volume, formato e angulação das partes do rosto, tem se tornado cada vez mais populares no Brasil. Para ter noção do crescimento dessa área, segundo a pesquisa conduzida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em setembro de 2023, o país teve um aumento de 390% na procura pela realização desses métodos.

Um desses campos que está conquistando cada vez mais destaque é o da harmonização orofacial, responsável por buscar o equilíbrio estético e funcional do rosto e sorriso do paciente. Em 2019, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu esse âmbito como uma especialidade da odontologia. De acordo com a legislação responsável por regulamentar a odontologia no Brasil (Resolução-CFO-198/2019), o Cirurgião Dentista possui os conhecimentos necessários da face para realizar a harmonização.

Antes de qualquer procedimento, é feita uma análise das estruturas da face, sorriso e arcada dentária, além das principais queixas do paciente. Através de uma combinação de técnicas, é possível corrigir inconsistências e melhorar algumas proporções faciais, além claro de contribuir para o bem-estar, saúde e autoestima da pessoa beneficiada.

E é isso que os novos pós-graduandos do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) que iniciam suas novas jornadas acadêmicas no campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços irão se especializar. Os estudantes da pós-graduação em Harmonização Orofacial, foram afetuosamente acolhidos pelos docentes e integrantes do curso na aula inaugural do programa, no qual foram apresentados alguns conceitos das disciplinas e cronograma das atividades, além de conhecerem as diretrizes da pós e a estrutura oferecida pelo Centro Universitário.

Leia também:  Prevenção e Tratamento de Queimaduras: Workshop Amplia Conhecimentos de Estudantes

Um dos artifícios utilizados na área é a Toxina Botulínica, também conhecida como Botox, que foi uma das substâncias aprofundadas da pós-graduação do UniFOA já na aula inaugural. Ao longo do primeiro encontro, o professor do Módulo I da especialidade, Cláudio Valente, apresentou conteúdos introdutórios acerca da toxina, que age no sentido de evitar a contração muscular, ocasionando o relaxamento do rosto para, consequentemente, diminuir as rugas e linhas de expressão provocadas pelo envelhecimento natural da pele ou pela ativação frequente da área:

“Nesse primeiro momento apenas entramos introdutoriamente no assunto, mas falamos sobre a anatomia facial ligada à toxina e as formas de examinar cada paciente. Além disso, também conversamos sobre a importância da análise de fotografia para o controle de pré e pós-operatório”, enfatizou Cláudio que, ao somar suas experiências como discente e docente do Centro Universitário, possui 46 anos de instituição, sendo 40 como professor. Ele também destacou a ótima estrutura do UniFOA para atender seus estudantes da melhor maneira possível, pela qualidade do corpo docente e toda a metodologia de ensino incluídas no âmbito acadêmico:

“Eu sou um ótimo suspeito para falar sobre a qualidade dos cursos da instituição. Eu amo o UniFOA, por toda a qualidade de alto padrão aplicada ao ensino e dedicação de todos os funcionários que buscam transformar a sociedade com educação de qualidade. Penso que esse é um dos grandes diferenciais da instituição, um dos grandes motivos para que muitos estudantes se sintam interessados em aprofundar seus conhecimentos aqui”, completou.