Prêmio CREA-RJ 2020/2021: 25 alunos do UniFOA agraciados na 9ª edição recebem certificado no Centro Universitário

Os Presidentes Eduardo Guimarães Prado, da FOA e Luiz Antônio Cosenza, do CREA-RJ se uniram, nesta sexta-feira (17), nas dependências do Centro Histórico Cultural Dauro Peixoto Aragão, situado no campus Olezio Galotti, para fazer a entrega de Certificados aos autores de 11 trabalhos das Engenharias do UniFOA e seus orientadores.

O Prêmio CREA-RJ de Trabalhos Científicos e Tecnológicos 2020/2021, que elegeu seus premiados de forma híbrida, ocorreu em 11 de novembro de 2021, foi transmitido no canal da WebTV do CREA-RJ e teve como tema “A Tecnologia superando barreiras em prol da vida”.

Ao todo foram 86 trabalhos inscritos, abrangendo 115 autores e 22 cursos, desde o nível técnico (02) até o doutorado (09).  Do UniFOA, foram dois trabalhos individuais do Mestrado Profissional em Materiais – MEMAT e nove realizados em grupo, de graduação das Engenharias. São eles:

I – Geração de energia através do processo heliotérmico, com estimativa de viabilidade no Brasil

1. Ive Teixeira Egalon
  2. Mateus Ribeiro Ramos
  3. Yasmin Alves Moreira

1. Cláudio Márcio de Freitas da Silva
  2. Edson de Paula Carvalho

II – Estudo sobre redes inteligentes: conceito, panoramas, tecnologias e simulação

1. Laísa Peres de Araújo
  2. Ricardo Araújo Gonçalves Barboza

1. Aloano Regio de Almeida Pereira

III – Avaliação de processos para tratamento de efluentes de coqueria/carboquímico aplicada ao estudo de caso de siderurgia

1. Bruno Henrique Filgueira Azeredo
  2. Natane Caroline Vieira

Avaliadoras:

1. Ana Cláudia de Almeida Cardinot
  2. Érika Fraga Rodrigues

IV – Aproveitamento dos rejeitos de mineração como constituinte de argamassa polimérica

Leia também:  FOA entrega 1000 kits do projeto Alta Feliz ao Hospital São João Batista

1. Flávia Oliveira do Nascimento
  2. Ítala Vivas Fontes Valle Machado

1. Rogério Nogueira Pereira

1. Marcus Vinícius Faria de Araújo

VPonte metálica treliçada, uma alternativa competitiva para vãos médios e grandes – elaboração de um exemplo para um vão de 90 metros

1. Arthur Wilson Martins Oliveira
  2. Cristiane Mello Gonçalves da Silva
  3. Ingrid Cardoso da Motta Costa
  4. Matheus Cunha Perlingeiro de Abreu

1. José Marcos Rodrigues Filho

1. Fernando Ottoboni Pin

VI – Estudo de viabilidade técnico e econômico para especificação e implementação de um microaerogerador

1. Douglas Barros Velozo
  2. Felipe Anacleto dos Santos
  3. Maicon Miranda Rocha
  4. Patrick Sales de Carvalho

1. Rui Aurélio Barbosa

VII – Utilização de célula combustível microbiana para a geração de energia elétrica

1. Diogo Moraes de Souza
  2. Mateus Peixoto Oliveira

1. Amarildo de Oliveira Ferraz
  2. Bruno Chaboli Gambarato

Co-orientadora:

1. Denise Celeste Godoy de Andrade Rodrigues

Orientadores:

1. Amarildo de Oliveira Ferraz
  2. Cirlene Fourquet Bandeira

VIII – Indústria 4.0, sociedade 5.0 e a relação com a gestão do conhecimento

1. Gabriela Pereira Raymundo
  2. Letícia Gomes de Oliveira

1. Byanca Porto de Lima
  2. Sérgio Ricardo Bastos de Mello

Orientadora:

1. Daniele Santos de Oliveira Archanjo de Souza

IX – Gestão de estoque de uma empresa de pneus de médio porte: aplicação da curva abc

1. Juliana Alves Pinheiro
  2. Kelyta Fonseca dos Santos

1. Carlos Eduardo Teobaldo Alves
  2. João Adelino de Faria Júnior

Orientadora:

1. Janaína da Costa Pereira de Oliveira

X – Desenvolvimento e caracterização de compósito com fibra de bananeira para aplicação em aeromodelos

Leia também:  Estudantes de Engenharia Civil apresentam projeto para o 28º Batalhão de Polícia Militar de Volta Redonda

Mestrado:

1. Carlos Henrique Goncalves Campbell

1. Alexandre Alvarenga Palmeira
  2. Alexandre Fernandes Habibe
  3. Roberto de Oliveira Magnago

1. Alexandre Alvarenga Palmeira

XI Construção de equipamento gerador de névoa salina (salt spray) para execução de ensaios acelerados de corrosão

Mestrado:

1. Leonardo de Souza Coutinho

A mesa solene foi composta pelos Presidentes Dr Eduardo Guimarães Prado (FOA) e Eng. Luiz Antônio Cosenza (CREA); Magnífica Reitora do UniFOA, Dra. Úrsula Adriane Fraga Amorim (FOA) e o Geólogo Adriano Célio Magalhães Sampaio, Coordenador Adjunto da Comissão de Educação do CREA-RJ. Também estiveram presentes as autoridades fundacionais e acadêmicas da FOA/UniFOA, bem como docentes, discentes, representantes do CREA-RJ e convidados.

O presidente do CREA-RJ, Luiz Antônio Cosenza, lembrou que quem movimenta um país é a Engenharia e que a profissão precisa se manter valorizada. E citou a criação do Fórum das Instituições de Ensino, para  discutir a formação e o EAD dentro do CREA. Aproveitou para defender que o Prêmio seja realizado por região, assim como aconteceu na FOA/UniFOA, uma oportunidade para prestigiar os alunos, seus familiares e os profissionais envolvidos, dentro da própria casa.

Úrsula Amorim, Magnífica Reitora do UniFOA, parabenizou todos os envolvidos, alunos, professores e coordenadores pelo belíssimo resultado: “(…) há um grande envolvimento de professores e coordenadores de gestores, com o objetivo de ampliar cada vez mais nossas propostas, pois o estudante, desde seu ingresso na IES recebe o incentivo de realizar pesquisas acadêmicas, pesquisas permeando por todo o currículo e pesquisas científicas. Também realizamos eventos institucionais, como simpósios e colóquios, o que mostra o quanto tudo que acontece aqui é importante para UniFOA”.