Professor do Direito participa de livro sobre os desafios da fé no contexto jurídico

desafios

A Comissão de Direito e Liberdade Religiosa do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), uma das Instituições mais respeitadas e antigas do país, fundada em 1873, com sede no Rio de Janeiro promoveu um seminário, intitulado “Desafios do exercício da fé no ordenamento jurídico nacional” que resultou em livro, em que vários profissionais foram convidados a uma colaboração. Todos os palestrantes – quase 20 – se tornaram coautores do livro.

O professor do Curso de Direito do UniFOA, nas disciplinas de Direito e Bioética; História do Direito e Ética Profissional, Luiz Cláudio Gonçalves Junior participou com um capítulo intitulado “Subterrâneo Laico e Consciência Ecológica: o direito ao exercício espiritual nas profundezas da Terra”, tema que também norteou sua palestra no seminário, que leva o mesmo nome do livro. Ele conta que mostrou como é comum o exercício espiritual em cavernas, seja por católicos, budistas e de outras religiões, explicando que o local onde se exerce a fé pode ser qualquer um.

Professor Luiz Claudio
Professor Luiz Cláudio

“Além disso, busquei introduzir a responsabilidade do homem na preservação desses espaços, especialmente por ser rico em recursos hídricos, apontando que é possível conciliar religião com preservação ambiental. Neste sentido, exige-se um maior diálogo entre todos para que a pluralidade religiosa e seu exercício sejam respeitados, pois até mesmo o subterrâneo deve ser considerado laico”, explicou.

O seminário, que aconteceu no plenário da IAB, no Rio de Janeiro, em abril, está disponível aqui.

Leia também:  Retificação: Resultado final da Monitoria Acadêmica será divulgado em 10 de março, exceto para Medicina

Quer conhecer mais sobre o Curso de Direito do UniFOA?

O vestibular 2022.2 está com inscrições abertas para o segundo semestre. Faça sua inscrição aqui