Professores de engenharia civil e prefeito de Pinheiral fazem reunião para formatar planos para a disciplina de projetos integrados

Os professores José Marcos e Francisco Abreu, junto do coordenador do curso de Engenharia Civil, Sergio Taranto, se reuniram com o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa, e Secretários Municipais, na última quinta-feira, dia 06, para formatar projetos que visam levar, através da contribuição do conhecimento dos alunos e dos professores orientadores, ações que auxiliem na solução de problemas da comunidade mais frágil socialmente.

O professor José Marcos, mais conhecido como Zito, conta que os alunos irão desenvolver três projetos para a disciplina de Projetos Integrados, em parceria com a prefeitura de Pinheiral, sendo eles: Escola Legal, Engenharia Legal e Bairro Legal. “Dentro da filosofia do presidente da FOA, Eduardo Prado, em promover a integração da vida acadêmica com os municípios vizinhos”, Zito acredita que os alunos terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas, e de ter esse contato para além da sala de aula, no qual será possível experenciar e interagir com a infraestrutura e a população.

O Projeto Escola Legal consiste na vistoria de escolas para verificação das condições estruturais e sanitárias, além de promover um documento que auxilie na ação municipal no combate e solução dos problemas encontrados. A Escola escolhida para a implantação do projeto foi a Escola Municipal Saturnino Braga onde será verificada as instalações, cobertura e acessibilidade para comunidade estudantil.

Em paralelo, outra equipe desenvolverá o Projeto Engenharia Legal, que tem como base regularizar terrenos urbanos de uma localidade propiciando, em parceria com o Escritório da Cidadania e com a Defensoria Pública, ações no sentido de titulação de lotes habitados pelas famílias, para que lhes dê cidadania em sua plenitude.