Projeto desenvolvido por professores do UniFOA é selecionado pela Boeing e STHEM Brasil e será aplicado em Pinheiral

WhatsApp Image 2023 06 16 at 14.22.52

Professores do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, Luciano de Azedias Marins e Maria Helena Machado receberam recentemente um grande reconhecimento por seu trabalho e inovação na área. Seu projeto, em parceria com a Reitoria e Pró-Reitoria de Extensão, intitulado “Automação do Sistema de Irrigação em Hortas Domésticas” foi selecionado pela Boeing e STHEM Brasil, para ser aplicado no município de Pinheiral no segundo semestre deste ano.

O projeto foi selecionado entre 66 instituições de ensino superior consorciadas do STHEM, sendo apenas 11 delas aprovadas para a implementação. A proposta apresentada se destacou por sua viabilidade técnica, impacto social e potencial de aplicação prática. A parceria entre a Boeing, uma das maiores empresas do setor aeroespacial, e a STHEM Brasil, uma organização que incentiva a educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, demonstra o reconhecimento da importância desse projeto inovador.

A aplicação do projeto será realizada no município de Pinheiral, destinado a alunos e alunas do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira, onde o sistema de irrigação automatizado será implementado em hortas domésticas. Essa iniciativa pioneira visa promover a produção de alimentos saudáveis, reduzir o consumo de água e aumentar a eficiência na agricultura local, além de estimular a aprendizagem por meio de atividades práticas relacionadas à agricultura sustentável, alimentação saudável, preservação do meio ambiente e tecnologia.

– São quatro etapas: na primeira, ensinar os alunos a montar a horta, fazer compostagem dentro da escola com a parte orgânica; na segunda, montar o canteiro e fazer o plantio das mudas; em um terceiro momento é implantado o projeto de irrigação por meio do Arduino, e com isso conseguimos fazer o aluno aprender sobre tecnologia, saúde, educação alimentar e ambiental. Na última etapa, os alunos precisarão fazer uma exposição dos trabalhos em uma feira fora da escola, para a comunidade poder participar, e será criado um e-book – explicou Luciano.