Projeto desenvolvido por professores do UniFOA é selecionado pela Boeing e STHEM Brasil e será aplicado em Pinheiral

WhatsApp Image 2023 06 16 at 14.22.52

Professores do Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA, Luciano de Azedias Marins e Maria Helena Machado receberam recentemente um grande reconhecimento por seu trabalho e inovação na área. Seu projeto, em parceria com a Reitoria e Pró-Reitoria de Extensão, intitulado “Automação do Sistema de Irrigação em Hortas Domésticas” foi selecionado pela Boeing e STHEM Brasil, para ser aplicado no município de Pinheiral no segundo semestre deste ano.

O projeto foi selecionado entre 66 instituições de ensino superior consorciadas do STHEM, sendo apenas 11 delas aprovadas para a implementação. A proposta apresentada se destacou por sua viabilidade técnica, impacto social e potencial de aplicação prática. A parceria entre a Boeing, uma das maiores empresas do setor aeroespacial, e a STHEM Brasil, uma organização que incentiva a educação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, demonstra o reconhecimento da importância desse projeto inovador.

A aplicação do projeto será realizada no município de Pinheiral, destinado a alunos e alunas do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira, onde o sistema de irrigação automatizado será implementado em hortas domésticas. Essa iniciativa pioneira visa promover a produção de alimentos saudáveis, reduzir o consumo de água e aumentar a eficiência na agricultura local, além de estimular a aprendizagem por meio de atividades práticas relacionadas à agricultura sustentável, alimentação saudável, preservação do meio ambiente e tecnologia.

– São quatro etapas: na primeira, ensinar os alunos a montar a horta, fazer compostagem dentro da escola com a parte orgânica; na segunda, montar o canteiro e fazer o plantio das mudas; em um terceiro momento é implantado o projeto de irrigação por meio do Arduino, e com isso conseguimos fazer o aluno aprender sobre tecnologia, saúde, educação alimentar e ambiental. Na última etapa, os alunos precisarão fazer uma exposição dos trabalhos em uma feira fora da escola, para a comunidade poder participar, e será criado um e-book – explicou Luciano.

Leia também:  Bem-vindos, Med81

Ainda de acordo com o docente, na última etapa, os alunos farão a exposição dos trabalhos para os produtores rurais de Pinheiral, na feira local que ocorre aos sábados, para que eles apliquem em seus empreendimentos. E o e-book será desenvolvido pelos estudantes do Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA) para ensinar as pessoas a montarem o sistema automatizado, com uma linguagem para o público em geral.

O projeto promete revolucionar a agricultura urbana ao proporcionar uma irrigação eficiente e sustentável em hortas domésticas. Além disso, o projeto envolverá professores e estudantes dos cursos de Engenharias, Nutrição, Ciências Biológicas e Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente, demonstrando o caráter multidisciplinar e colaborativo da iniciativa.

Professores participantes:

LUCIANO DE AZEDIAS MARINS (ENGENHARIAS – UNIFOA)

MARIA HELENA MACHADO (C.BIOLÓGICAS – UNIFOA)

SAMANTHA GRISOL DA CRUZ NOBRE (ENGENHARIAS – UNIFOA)

IZABEL DE OLIVEIRA DA MOTA (ENGENHARIAS – UNIFOA)

DIMITRI ALVES (C.BIOLÓGICAS – UNIFOA),

LUCRÉCIA HELENA LOUREIRO (ENFERMAGEM – UNIFOA)

ALDEN DOS SANTOS NEVES (NUTRIÇÃO – UNIFOA)

IVANETE DA ROSA SILVA DE OLIVEIRA (MESTRADO EM ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE)

VALERIA BARBOSA ALMEIDA (E.M.MARIA DO CARMO FADUL – 8º ANO – E.F.)

ISABELLA JULIANO ODORIZI CABRAL (E.M.MARIA DO CARMO FADUL – 8º ANO – E.F.)

Alunos participantes:

Leia também:  Entrevista: Coordenador de Educação Física conta novidades do curso no Programa Dário de Paula

NUTRIÇÃO: MARLUCE SHIRLEI CORDEIRO, CAMILA MARTINS KOENIGKAM, LARYSSA MARQUES VASCONCELOS GUEDES, SARA ANDRADE FAGUNDES, VITORIA BRAZ UTAGAWA, FLAVIANE LUCCHESI, LUÍZA PEREIRA FAGUNDES, MYLENA PIRES, WADRIAN ANTONIO OLIVEIRA, MARIA JULIA COUTINHO DE MELO

ENFERMAGEM: NICOLLY BORGES COSTA SILVA, FELLIPE PORTUGAL FONTANEZZI CORSINI,

ENGENHARIAS: MARIA VITORIA ARAUJO GUALBERTO, JOAO PEDRO DE OLIVEIRA HENRIQUES, FELIPE RODRIGUES DE SOUZA FREITAS,

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: GABRIELLA MAIA DO NASCIMENTO

MESTRADO EM ENSINO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE: ROBSON PAULINO DA SILVA

Sobre a Boeing e o STHEM

A Boeing é uma empresa multinacional do setor aeroespacial, líder na fabricação de aeronaves comerciais e sistemas de defesa. A empresa possui um forte compromisso com a inovação e sustentabilidade, apoiando projetos que visam aprimorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento sustentável em diversas áreas.

O STHEM é um consórcio formado por 66 instituições de ensino superior (IES) no Brasil. Sua missão é promover a inovação acadêmica por meio de uma rede de cooperação de IES brasileiras para formar professores e gestores capazes de lidar com os desafios da sociedade.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas