Reitora do UniFOA e Prefeitura de Pinheiral discutem sobre projeto de inclusão social

pinheiral

A reitora do UniFOA, Professora Ivanete Oliveira, recebeu na tarde de ontem (20), a Professora Sediene Maia, vice-prefeita de Pinheiral e Fernando Cabral, secretário de educação do município, para discutir o andamento de novas iniciativas oriundas da parceria da instituição com a Prefeitura da cidade. Durante o encontro, organizado no Campus Universitário Olezio Galotti, em Três Poços, a reitora, vice-prefeita e o secretário voltaram as atenções, principalmente, para o projeto de inclusão social “Olhos que Abraçam”, destinado a estudantes com deficiências intelectuais ou físicas, previsto para ser lançado no 2º semestre desse ano.

Esse programa visa criar um Centro de Atendimento Especializado, proporcionando apoio por meio de uma equipe de profissionais qualificados na área de saúde, incluindo psicólogos, pedagogos e psicopedagogos. A iniciativa buscou estreitar vínculos entre o Centro Universitário e a Prefeitura para a colaboração de profissionais do UniFOA nessas áreas, além do apoio integral na elaboração do projeto:

“Pensamos nesse programa de inclusão justamente para oferecermos o suporte necessário e merecido aos estudantes com deficiência. Infelizmente, a educação e auxílio que nós concedemos atualmente não é o suficiente, pois falta estrutura, técnica e questões relacionadas ao ensino. Dessa maneira, buscamos a colaboração do Centro Universitário, essencialmente, pela participação dos especialistas da instituição no atendimento pedagógico para sua concretização”, apontou a vice-prefeita, sobre os impactos positivos que a parceria pode ocasionar ao público alvo.

O projeto “Olhos que Abraçam” é apenas uma das diversas ações voltadas para o acolhimento de estudantes com deficiências promovidas pela Prefeitura de Pinheiral e a Secretaria de Educação, desde 2017. Seus representantes sempre estão em busca de laços que fomentem a união do município com instituições que incentivem a divulgação e as práticas desenvolvidas, como é o caso do UniFOA, parceiro longevo da Prefeitura do Munícipio:

Leia também:  Feira de Estágios do UniFOA conecta estudantes a grandes empresas

“Essa cooperação existente entre o Centro Universitário e a cidade de Pinheiral se destaca muito pela abordagem integrada ao desenvolvimento comunitário. Em todas iniciativas trabalhadas em conjunto procuramos atingir as áreas da saúde, educação e sustentabilidade, contribuindo significativamente para o bem-estar social. A nossa colaboração permite, não só a concretização desses projetos, mas, fundamentalmente, promove melhorias substanciais na qualidade de vida da população”, enfatizou a Professora Ivanete Oliveira, reitora da instituição e entusiasta de propostas sociais que promovam avanços diretos e impactantes para a comunidade.

Parceria UniFOA e Pinheiral

Além do apoio à proposta destinada a estudantes com deficiência, o UniFOA  participa de múltiplos projetos em união com a Prefeitura de Pinheiral, que abrangem diversas áreas da sociedade. Vários deles, inclusive, estão sendo colocados em prática e têm fomento de órgãos respeitados, como o Ministério da Saúde, da Capes e de empresas consagradas.

A iniciativa “Automação do Sistema de Irrigação em Hortas Domésticas”, por exemplo, é fruto de um consórcio da instituição junto ao Sthem Brasil e com investimento da empresa aérea Boeing, sendo liderada por professores do UniFOA que ensina artifícios para a conservação da água com olhar centrado na sustentabilidade. O projeto já foi responsável pela realização de uma horta na Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira, e incluiu estudantes do 8º ano do ensino fundamental como forma de conscientizá-los sobre os impactos das práticas sustentáveis ao longo da vida pessoal e acadêmica:

Leia também:  Em campanha solidária, UniFOA doa mais de 160 litros de leite para Banco de Alimentos de Volta Redonda

“É importante relatar que a parceria do UniFOA com o futuro Centro de Atendimento Especializado para estudantes com deficiências não é a primeira da instituição com a Prefeitura. Um dos projetos já em evidência é da horta sustentável na Escola Municipal Maria do Carmo Fadul Ferreira, que já está entregando excelentes resultados a todos os estudantes. Essas parcerias proporcionam muita satisfação para todos nós envolvidos e a toda população, pelo grande progresso comunitário provocado”, salientou Fernando Cabral, secretário de educação de Pinheiral sobre o crescimento ocasionado pela união de forças entre o UniFOA e o município.

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas