Quando vai ser realizado o Enem? Entenda como será!

Se você está se preparando para ingressar no ensino superior, já deve conhecer a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para atingir esse objetivo, não é mesmo? Afinal, ao obter um bom resultado nessa prova, é possível utilizar a nota em processos seletivos ou, até mesmo, garantir bolsas de estudos em algumas instituições.

Contudo, por conta da pandemia do novo coronavírus, o exame sofreu algumas mudanças importantes em sua aplicação. Por isso, se você vai prestar o Enem, mas ainda não sabe como ele será realizado, continue a leitura deste post. Além de tirar essa dúvida, também vamos dar algumas dicas para você se preparar para a prova. Confira!

Por que é importante fazer a prova do Enem?

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância de ter um diploma de ensino superior, certo? Pois saiba que, quando ele é emitido por uma instituição de ensino respeitada, o profissional conseguirá se destacar ainda mais no mercado de trabalho!

O problema é que, para entrar na faculdade, é preciso passar por vestibulares concorridos, causando estresse e ansiedade que podem comprometer o desempenho do estudante.

Esse é um dos cenários nos quais podemos ver a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Afinal, ele aumenta as chances do vestibulando de conquistar uma vaga em faculdades públicas, ou conseguir bolsas de estudos em instituições particulares — obedecendo aos critérios da nota de corte.

Leia também:  O que é flash card e como usar para estudar?

Quais são as informações disponíveis sobre o Enem?

Nesta edição do Enem, tanto a versão digital como a impressa da prova serão aplicadas, simultaneamente, nos dias 21 e 28 de novembro. As inscrições se encerraram no dia 14 de julho, e tiveram uma taxa de R$ 85 para os estudantes que não se enquadraram nos critérios de isenção.

O exame será composto por quatro provas objetivas, de 45 questões de múltipla escolha cada, além de uma redação dissertativa.

Quais serão as mudanças por conta da pandemia?

Considerando a situação pandêmica em que o país ainda se encontra, e tentando ao máximo diminuir os riscos de contaminação por Covid-19, o edital do Enem 2021 informa que será obrigatório o uso de máscaras durante a realização da prova.

O edital também determina o uso de álcool em gel para fazer a higienização devida das mãos. O estudante que optar por não cumprir com o protocolo será eliminado do processo seletivo.

Como se preparar para o Enem?

Agora que você já sabe quais são as principais informações sobre o Enem, que tal aprender algumas dicas para se preparar para o exame? Confira algumas delas, abaixo:

  • estabeleça uma rotina de estudos;
  • desenvolva uma estratégia para responder às perguntas — por exemplo, comece por aquelas que você considere mais fáceis para ganhar tempo;
  • não abra mão dos seus momentos de descanso e lazer para evitar o estresse e a ansiedade;
  • planeje o seu trajeto até o local da prova.
Leia também:  Descubra como adotar as técnicas de mindfulness para estudar

Como vimos, o Enem apresentará algumas mudanças em relação às suas edições anteriores, por conta da pandemia do novo coronavírus. Por isso, enquanto você se prepara para obter um bom desempenho na prova, considere também as medidas para garantir a sua segurança e a dos outros candidatos.

Se você gostou deste post, aproveite para continuar a sua preparação para o exame e veja algumas dicas para arrasar na revisão do Enem!

COMPARTILHAR

Leia também...

Escolha abaixo a melhor opção

Olá! Sou seu assistente Virtual. Posso te ajudar?

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Saiba mais.

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas

Luciana Pereira Pacheco Werneck

Especialização em Gerenciamento de Projetos
Data de admissão: 01/02/2018
Disciplinas lecionadas